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12/12/2009 - 09:31

Novos equipamentos facilitam ensino de pilotos e mecânicos

Aparelhos e softwares simulam voos e situações de risco reais.

Pilotos de helicópteros e mecânicos de manutenção agora podem contar no Brasil com os mais modernos equipamentos e softwares para capacitação. Desde outubro, o Centro de Treinamento da Helibras, em Itajubá (MG) está equipado com a ferramenta Computer Aided Instruction (CAI), que auxilia nas aulas teóricas dos cursos oferecidos pela empresa para operação dos modelos EC120, AS350 B3, EC130 e EC135. Outra novidade é o Vehicle and Engine Multifunction Display (LTD – VEMD) para o modelo AS350 B2.

“Os novos equipamentos e softwares permitem ao aluno um treinamento teórico mais palpável, mais próximo do real. É como se fosse o exercício prático dentro da sala de aula”, explica a gerente de Treinamento da Helibras, Cíntia Trentini.

Segundo ela, o destaque é o CAI do EC135, que funciona como uma espécie de “simulador” de voo. Além do software, o aluno tem à disposição quatro telas conectadas a um único computador. O equipamento permite ao instrutor “reproduzir” em sala de aula o painel de uma aeronave EC135. Os sistemas podem simular uma condição normal de voo ou mesmo uma pane na aeronave.

“Com esta nova ferramenta de ensino, o instrutor consegue atingir seus objetivos mais facilmente. Também pode verificar in-loco se o aluno assimilou a necessária informação para o seu dia-a-dia profissional, utilizando-se do instrumento ‘avaliação prática’ para corrigir possíveis enganos no processo ensino-aprendizagem e ainda implementar melhorias, caso haja necessidade”, acredita o instrutor do Centro de Treinamento, Vagner Souza.

O Centro de Treinamento da Helibras já formou mais de nove mil alunos desde sua fundação, há 30 anos.

CAI EC135 - O módulo CAI FCDS (Flight Control Display System) pode simular um sofisticado voo e ser usado para praticar navegação com procedimentos IFR (Instrument Flight Rules), demonstrando ser um excelente instrumento de ensino para pilotos e técnicos. As quatro telas, ligadas em um único computador, dão a sensação de uma cabine real – os alunos encontram uma situação muito similar aos simuladores de voo. O módulo Treinamento, tanto para pilotos como para técnicos, fornece simulações dinâmicas dos sistemas de aviônicos e outros sistemas, como, por exemplo, o CPDS (Central Panel Display System), no qual são apresentados os parâmetros de voo do motor e célula. São vários sistemas (elétricos, hidráulicos, comandos de vôo e extinção de incêndio) nos quais se pode simular uma condição operacional normal ou uma pane.

CAI EC120, AS350 B3 e EC 130 - Moderna e pedagógica ferramenta de ensino, que permite ao instrutor demonstrar todos os sistemas da aeronave de forma dinâmica e mais didática para os alunos. Ela apresenta movimentos e reações dos diversos sistemas da aeronave (elétrico, hidráulico, de combustível etc) em condição normal ou em situações adversas, como abertura e fechamentos de chaves elétricas, relés e válvulas hidráulicas. Também permite simular todos os modos operacionais do VEMD de forma dinâmica (Ground, Flight, Engine Power Check, Performance, Configuration e Maintenance) e apresenta o status FLI (First Limit Indicator) com seus marcadores e particularidades, simulando, inclusive, uma condição de partida, decolagem, pouso e corte do motor.

LTD – VEMD AS350 B2 - Alinhado com a evolução e modernização dos AS350 B2, agora equipados com o sistema VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display), a ferramenta de ensino LTD – VEMD AS 350 B2 demonstra em sala de aula todas as capacidades deste moderno equipamento que agora compõe o painel de instrumento da aeronave. Apresenta todos os modos operacionais do VEMD de forma dinâmica (Ground, Flight, Performance, Configuration e Maintenance) e apresenta o status FLI (First Limit Indicator) com seus marcadores e particularidades, simulando, inclusive, uma condição de partida, decolagem, pouso e corte do motor.

Perfil: A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1979 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou cerca de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior. [ www.helibras.com.br]

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