Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2007 - 10:24

Parceria beneficia pequenos e médios fruticultores do País

Projeto envolvendo MDA, ABDI e IBRAF incentivará a agricultura familiar e fortalecerá setor brasileiro de agroindústria de frutas

O setor de agroindústria de frutas ganhará mais um impulso para o fortalecimento no País na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, às 14h30, quando será assinado um Termo de Cooperação Técnica envolvendo Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF). O objetivo da parceria é promover – por meio do Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) de Frutas Processadas realizado com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) - a consolidação e o desenvolvimento do setor, em especial no segmento de produção de sucos e polpas em vários pólos de fruticultura do Brasil, envolvendo pequenos e médios fruticultores.

O encontro acontecerá na sede da Secretaria de Agricultura Familiar e contará com a presença do presidente da ABDI, Alessandro Teixeira, secretário de Agricultura Familiar do MDA, Adoniran Sanches Peraci, e do diretor presidente do IBRAF, Moacyr Saraiva Fernandes.

A cooperação técnica permitirá a execução de vários projetos, que interligarão o setor público e o privado, para alavancar a sustentabilidade e a competitividade do sistema agroindustrial das frutas. A idéia é contribuir principalmente para o desenvolvimento e fortalecimento das pequenas e médias agroindústrias de frutas do Brasil, no tocante aos processos de organização para comercialização, processos tecnológicos, sistemas de gestão pela qualidade e capacitação dos seus recursos humanos.

Segundo o coordenador-geral de agroindústria da SAF/MDA, José Adelmar Batista, a Secretaria desenvolverá ações que envolvem a disponibilização de informações que auxiliem no levantamento e caracterização da configuração das agroindústrias de frutas, na identificação de pequenos e médios empreendimentos no setor de transformação de frutas, entre outras.

Para o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira, a assinatura da parceria com o Ministério representa a multiplicação de esforços na busca dos desenvolvimentos industrial e regional. “A ABDI entende que é importante e urgente a cooperação entre diversos órgãos públicos e iniciativa privada para acelerar o desenvolvimento industrial e regional, gerando oportunidades para a inclusão de produtores rurais mediante a agroindustrialização, particularmente a partir dos pólos produtores de frutas em todo o País.”

Esta parceria, conforme comenta Moacyr Fernandes, do IBRAF, “vai aumentar os esforços conjuntos para apoio ao desenvolvimento setorial das frutas processadas, envolvendo os empreendimentos voltados à integração de pequenos produtores e sua inserção no mercado agroindustrial formal, com ênfase na produção de sucos e polpas”. Algumas ações já estão em andamento, como o estudo para recuperação da Central de Cooperativas Nova Amafrutas em Benevides, Pará, e o desenvolvimento de um condomínio agroindustrial com a participação do assentamento PA União para comercialização e agroindustrialização do abacaxi, em Miranorte, Tocantins.

Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) de Frutas Processadas - Instrumento de formulação e execução da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do governo federal brasileiro, o PDS de frutas é uma parceria entre ABDI e IBRAF. Seu Plano Estratégico é fundamentado na gestão e na operação da cadeia agroindustrial de frutas do País.

As empresas beneficiadas com o plano estão distribuídas da seguinte maneira: 4,8% no Norte, 48,2% no Nordeste, 5,9% no Centro Oeste, 32,7% no Sudeste e 8,3% no Sul do Brasil. A meta do PDS de Frutas Processadas é beneficiar mais de 300 empresas do setor agroindustrial, envolvendo 34 mil postos de trabalho nas atividades industriais e 118.200 no segmento agrícola.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira