Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2009 - 08:50

Monitoramento de TI garante estabilidade e evita prejuízos

Cada vez mais as empresas precisam funcionar em tempo integral, TI precisa trabalhar de forma impecável, uma pane pode comprometer inúmeros processos e ainda proporcionar prejuízos irreparáveis.

Muitas vezes o problema já está acontecendo há algum tempo, mas a demora na constatação complica a correção e a torna mais demorada.

O monitoramento dos equipamentos é uma forma de garantir a estabilidade e evitar que grandes problemas interfiram nas rotinas da empresa. No mercado existe inúmeras soluções gratuitas e também empresas especializadas que prestam esse serviço.

No caso dos softwares gratuitos, a principal desvantagem é a sua complexidade, pois são considerados pouco amigáveis e por isso exigem um conhecimento técnico muito amplo do profissional que irá operar o software.

O acompanhamento dos processos de TI exige ainda a dedicação de uma equipe em tempo integral na avaliação do problema e na sugestão de ações necessárias. “Além de apurar e interpretar as informações do software, o profissional precisa de conhecimento e experiência para apontar a melhor solução”, explica Alexandre Truffi, diretor da área de soluções OTG.

A contratação de empresas especializadas é uma alternativa real, pois a experiência do profissional e as ferramentas utilizadas são diferenciadas e possibilitam a identificação dos problemas rapidamente, prioriza a solução dos problemas de acordo com o negócio, informa os envolvidos no processo de forma ágil e ainda faz alerta para prevenir falhas em serviços críticos.

O monitoramento otimiza os investimentos na área de informática e ainda permite o entendimento do ambiente a partir de uma única ferramenta. Além disso, todos os ativos são monitorados por uma única solução e interface. “Isso facilita a consulta de dados e agiliza a geração de relatórios”, destaca o diretor.

A escolha do fornecedor precisa ser feita a partir de alguns critérios. Segundo Truffi, um dos pontos que devem ser avaliados é a estrutura do prestador do serviço. “Em alguns segmentos é necessário monitorar 24 horas por dia e em sete dias da semana e isso só é possível com uma ampla equipe de suporte, que também atue de forma pró-ativa identificando possíveis problemas e apoiando na resolução dos problemas.”

Perfil: A OTG é uma empresa focada em Tecnologia da Informação no mercado, tendo seu portfólio divido em três linhas – OTG Continuity, OTG Enterprise e OTG Image.

A empresa conta hoje com duas unidades, a matriz localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, e a filial em Alphaville.

A OTG está no mercado desde 2001, ano em que foi formada a primeira empresa do grupo, e atende cerca de 100 grandes clientes no país. Em 2008 faturou 15 milhões e vem crescendo em média 30% nos últimos quatro anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira