Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2009 - 08:56

Açotubo aposta em crescimento significativo da demanda de barras e tubos de aço no setor sucroalcooleiro

Superada a pior fase da crise financeira, as usinas de açúcar e etanol se preparam para iniciar grandes manutenções em suas instalações até janeiro de 2010, o que promete impulsionar o setor siderúrgico.

Em função das preocupações ambientais e questões climáticas globais, cresce no mundo todo a busca por biocombustíveis que agridam menos o meio ambiente. Dessa forma, as usinas de álcool brasileiras são, hoje, um fator de desenvolvimento econômico-social e estão no centro de uma mudança de paradigma energético que envolve todo o planeta. Com produção anual de cerca de 25 bilhões de litros de álcool, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) prevê que o álcool pode também voltar a liderar os postos de combustíveis no Brasil, considerando a projeção de aumento do valor da gasolina em 2010, com a elevação do petróleo no mercado internacional.

Com a recuperação do etanol, cresce significativamente a demanda de barras e tubos de aço carbono, chapas e tubos de inox por parte do setor sucroalcooleiro, o que movimenta a indústria e o mercado siderúrgico. Para a Açotubo, que trabalha também com a distribuição de tubos de condução necessários para a construção de alcooldutos e com tubos mecânicos e barras de aço necessárias para a manutenção e construção de máquinas, superada a pior fase da crise financeira, as usinas de açúcar e etanol farão entre o final de 2009 e o início de 2010 as manutenções de maior porte em suas instalações.

José Carlos Palopoli, Gerente de Marketng do Grupo Açotubo, explica que geralmente as usinas de açúcar e álcool fazem as suas manutenções preventivas durante os meses de dezembro e janeiro. Porém, no ano passado, devido à crise econômica mundial, muitos desses investimentos foram protelados e, com isso, as manutenções diminuíram, sendo feitas somente as extremamente necessárias e inadiáveis. “Para 2009, estimamos que os volumes de produtos vendidos serão maiores, impulsionados pela grande exportação de açúcar feita pelo Brasil para cobrir a demanda do mercado internacional, ocasionada principalmente pela quebra da safra de cana ocorrida na Índia”, acrescenta o executivo.

Das novas encomendas realizadas para o segmento, estima-se que 70% das demandas por produtos são provenientes das usinas já em operação, enquanto que as novas usinas serão responsáveis por 30%. Para atender a esta demanda, as empresas do Grupo, composto pela Açotubo, Incotep e Artex, possuem altos níveis de estoque de produtos específicos.

Açotubo: Fundada em 1974, em fevereiro de 2010 a Açotubo completará 36 anos de atividades como a empresa de melhor estrutura técnica e operacional do setor. Tradicional empreendedora neste ramo alia avançados princípios de administração e estratégias – o que a tornou referência empresarial e de liderança em seu segmento – com uma estrutura adequada a oferecer um atendimento diferenciado e de alta categoria. O compromisso com a qualidade dos produtos é certificado pela DNV – Det Norske Veritas, com selo do INMETRO na ISO9001 e o compromisso de responsabilidade social também é certificado pela DNV com o selo SA8000 tendo sido a primeira empresa do segmento de produtos siderúrgicos a obter estas certificações. | Site www.acotubo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira