Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2009 - 09:14

Alta performance e biodegradabilidade

Novo plástico biodegradável para embalagens especiais.

A BASF oferece agora um novo plástico biodegradável. O chamado Ecovio® FS faz parte da linha de produtos Ecovio®. A BASF otimizou este novo plástico para duas aplicações específicas: para recobrimento de papel e para filmes termo-encolhíveis, chamados também de shrink films, que servem para envolver produtos embalados, por exemplo. Por esta razão, os dois novos tipos de plástico são chamados de Ecovio® FS Paper (Papel) e Ecovio® FS Shrink Film (filme termo-encolhível). O novo plástico foi apresentado para uma platéia técnica pela primeira vez na conferência anual da Associação Européia de Bioplásticos no início de novembro. Amostras do material já estão disponíveis. Testes iniciais de produção realizados em fábricas de clientes obtiveram resultados de sucesso. A introdução no mercado em larga escala está programada na Europa para o primeiro trimestre de 2010.

Biodegradação ainda mais rápida-Como demonstrado em testes de compostagem recentes, o novo Ecovio® FS biodegrada mais rápido que seus antecessores, e contém maior proporção de fonte renovável. “ O Ecovio® FS consiste em uma blenda formada pelo novo Ecoflex® FS (poliéster biodegradável produzido pela BASF) e por PLA (ácido polilático), que é extraído do amido de milho. O uso do novo Ecoflex® FS eleva o percentual de fonte renovável no Ecovio® FS Shrink Film, para 66% e no Ecovio® FS Papel para 75%”, explica Jürgen Keck, responsável pelo negócio global de plásticos biodegradáveis da BASF.

Copos de papel e filme para embalagens: alta performance conta-Os especialistas que desenvolveram o novo Ecovio® FS focaram nas propriedades requeridas para estas aplicações especiais. “Para um recobrimento de papel eficaz Ecovio® FS Paper deve ser facilmente processado e exercer boa adesão ao papel, mesmo quando aplicado em camadas finas. O recobrimento com plástico é usado por exemplo, em copos de papel ou em caixas de papelão”, explica Gabriel Skupin, que é o responsável pelo desenvolvimento técnico de plásticos biodegradáveis na Europa. Ecovio® FS Shrink Film, por sua vez, tem uma extensa capacidade de encolhimento, que atribui a uma espessura de 25 micras resistência mecânica superior a um filme de 50 micras de polietileno comum.

Queremos ser ainda mais especializados-Como esta nova família de produtos, os especialistas da BASF em plásticos biodegradáveis estão expandindo o portfolio. A empresa objetiva aumentar ainda mais o conhecimento nesta área, e ir ao encontro de requisitos de segmentos de mercado bastante específicos. Isso se reflete na nomenclatura, que terá três elementos:o primeiro representa a tecnologia de processamento,neste caso, F de “filme”; o segundo, S, significa “special ” (especial, em inglês) indicando a presença do novo Ecoflex® FS na formulação; o terceiro elemento traz a aplicação propriamente dita, por exemplo, Paper (papel, em inglês) ou Shrink Film (filme termo-encolhível). “Este método de designação, que será implementado no início do ano que vem com o lançamento dos novos produtos, ilustra o potencial para produtos biodegradáveis tecnicamente avançados neste mercado, que se tornou muito diversificado”, explica Andreas Künkel, responsável pelo desenvolvimento de mercado para produtos de plástico biodegradável da BASF na Europa.

Perfil: A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [ www.basf.com].

As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). - Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira