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15/12/2009 - 09:36

Superbrands Brasil revela as marcas mais poderosas do país


Resultado será apresentado no Hotel Transamérica, em São Paulo.

Operação internacional presente em 82 países, Superbrands tem como objetivo difundir as supermarcas nos mercados onde atua. Em sua quinta edição no País, Superbrands Brasil é resultado de estudo elaborado pela IAM Consulting – maior empresa do mundo em avaliação e gestão de ativos intangíveis, em parceria com a Revista The Brander. Segundo o levantamento, as dez melhores são, por ordem: Nestlé, Coca-Cola, Rede Globo, McDonald’s, Sony, Nike, Unilever, Mercedes Benz, Bradesco e Google.

Além de destacar as dez marcas de melhor desempenho no ano, a publicação Superbrands Brasil 2009 traz, também, o “500 Index Superbrands/IAM/The Brander’, lista que aponta as 500 marcas mais fortes no País e o case de sucesso de 50 delas. Estas empresas serão certificadas e poderão utilizar o selo Superbrands durante o ano corrente. “Em cinco anos de operação da Superbrands do Brasil, nunca vimos nada igual; um ano que começou mal e termina de forma espantosamente boa; apesar da crise financeira mundial ter assolado muitos mercados maduros e suas marcas”, afirma o CEO e sócio da Superbrands e da IAM Consulting, Gilson Nunes.

Índice de Força da Marca - De acordo com Nunes, são analisados 35 atributos, com pesos diferenciados, para chegar ao Índice de Força da Marca. A média ponderada resulta de grupos de macro indicadores como Preço/Valor Agregado, Produto/Serviço, Canal de Venda/Distribuição, Pós Venda, Qualidade e efetividade do Marketing e Comunicação e Sustentabilidade. “O fato de uma marca ter lembrança fabulosa na mente do consumidor não faz, necessariamente, com que ele adquira o produto dessa empresa; portanto, o levantamento não se pode fixar apenas no recall/top of mind da marca, mas em uma percepção muito mais ampla por parte do consumidor”, explica .

O estudo de 2009 selecionou 500 marcas, dentro de uma amostra de 1,2 mil nacionais e estrangeiras, presentes no Brasil. A seleção ficou a cargo de 250 gerentes e diretores de marketing; 5.300 consumidores, entre 18 e 65 anos; além de um conselho independente da Superbrands. Integraram o conselho Dalton Pastore, presidente da ABAP – Associação Brasileira das Agências de Propaganda; Ângelo Franzão, presidente do Grupo de Mídia de São Paulo; Petrônio Corrêa, presidente do CENP – Comitê Executivo das Normas-Padrão; André Porto Alegre, presidente da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda; Alan Liberman, presidente da Ipsos – ASI Latin América); e Nelson Blecher, diretor de redação da revista Época Negócios.

Apresentação do resultado - Para anunciar o resultado completo e lançar a edição do Superbrands 2009, a IAM Consulting reúne os maiores executivos de marketing do país, além de empresários e lideranças de diferentes setores, em evento que acontece dia 16 de dezembro, das 17h às 21h, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Luca Cavalcanti, Nívea Morato e João Ciaco, respectivamente, diretores de marketing do Bradesco, Citroën e Fiat, estão entre os palestrantes que apresentarão cases de sucesso de suas marcas.

Perfil - IAM é uma empresa internacional, lançada por Gilson Nunes no Brasil. É inteiramente focada em avaliação e gestão estratégica de ativos intangíveis, risco de imagem e reputacional, avaliação para balanço, fusão, aquisição, joint venture, planejamento tributário, entre outros. Atua em parceira com a Brand Finance no Brasil. A IAM é responsável pela Revista The Brander.

Perfil da Superbrands Brasil - Superbrands Brasil é a empresa responsável no país pela gestão dos projetos e da marca internacional Superbrands; constituída por profissionais de reconhecida qualificação, nacional e internacional, no mundo do marketing, da comunicação, da publicidade e do jornalismo de negócios. Superbrands Global é uma organização internacional voltada para o reconhecimento das marcas em todo o mundo, mercado a mercado, com atuação em 82 países.

Gilson Nunes - CEO e Sócio da IAM Consulting, da Brand Finance América Latina e da Superbrands Editora, Gilson Nunes é mestre em Economia pela FGV de São Paulo, possui Cursos de MBA pela London Business School . É co-autor, com David Haigh, do livro “Marca, valor do intangível: construindo e medindo o seu valor econômico”, Editora Atlas, 2003. É especialista internacional em gestão de marcas há mais de 15 anos.

Superbrands Brasil 2009, acontece no dia 16 de dezembro de 2009, das 17h às 21h, no Hotel Transamérica São Paulo, Avenida Nações Unidas, 18591.

Programação.: 17h às 19h30 - Casos de Marcas de Sucesso | ▪ Abertura e palestra com Gilson Nunes – CEO da Superbrands e IAM Consulting | ▪ Banco Bradesco: Construindo uma Marca de Sucesso - Luca Cavalcanti (diretor de Marketing) | ▪ Citroën: Novo posicionamento e marca Citroën – Nívea Morato (diretora de Marketing) | ▪ Fiat: Construindo uma marca forte num mercado competitivo - João Ciaco (diretor de Marketing e Comunicação) | 19h30 às 21h - Entrega de Troféus e Certificado Superbrands 2009.

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