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15/12/2009 - 09:42

Emotionomics


Há muito tempo, as emoções têm sido ignoradas em favor da racionalidade e da eficiência. Entretanto, novas descobertas da neurologia revelaram que as pessoas tomam decisões com base, principalmente, nas emoções. É o que Dan Hill, uma autoridade reconhecida no estudo das emoções, mostra em seu livro Emotionomics, lançado pela Editora Campus-Elsevier, ajudando a entender as emoções em termos de oportunidades de negócios.

O autor ensina como alavancar as emoções para obter sucesso nos negócios em termos de marca, design de produto, publicidade, vendas, satisfação do cliente, liderança e gestão de funcionários. Muitas empresas ainda não aceitam esse fato, muito menos agem de acordo com ele. No mercado altamente competitivo de hoje, é o benefício emocional de um produto que pode fazer a diferença. Empresas com trabalhadores engajados e produtivos certamente terão vantagem.

O livro de Dan Hill é inspirado em descobertas proporcionadas pela interpretação de expressões faciais, a única forma boa e viável de mensurar e controlar as reações emocionais de clientes e funcionários.

A primeira parte (capítulos 1 a 3) de Emotionomics mostra por que as emoções são relevantes e ensinam a incorporar esse conhecimento aos projetos, através de um modelo estratégico. As aplicações no mercado são mostradas ao longo da segunda parte (capítulos 4 a 8), onde os leitores perceberão que desde o design de uma oferta até a promoção, as vendas, os locais de venda e o atendimento ao cliente, é mais importante (e lucrativo) estar ligado à emoção do que à mensagem somente.

Por fim, a última parte (capítulos 9 e 10) da obra traz as aplicações no local de trabalho. De acordo com Dan, somente 29% dos funcionários relatam envolvimento com o emprego e 16% são ativamente não envolvidos (“sentimento”), números que mostram que criar mecanismos para um maior emocional e intelectual é um desafio fundamental para as empresas. “Os sentimentos dos funcionários inevitavelmente impactam o resultado financeiro” — comenta o autor. Esses últimos capítulos trazem as melhores formas de fazer os funcionários vestirem a camisa a fim de aumentar a produtividade e melhorar a retenção.

Dan Hill é uma autoridade reconhecida no estudo do papel das emoções no comportamento do consumidor e do funcionário, e um especialista na interpretação de expressões faciais como método auxiliar na mensuração de processos de tomada de decisão em testes com consumidores. Ele é presidente e fundador da Sensory Logic, uma consultoria científica que realiza pesquisas especializadas para aprimorar a conectividade sensório-emocional das empresas. Dan é um palestrante freqüente em convenções de negócios em todo o planeta e, também, autor de Body of Truth: Levaraging What Consumers Can't or Won't Say.

. [ Editora Campus- Elsevier | Categoria: Profissional Negócios – Marketing/Vendas | Formato: 16x23 cm | 360 Páginas | Preço: R$ 69,90].

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