Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2009 - 09:54

Delfim Netto analisa a evolução histórica do mercado cafeeiro e da economia brasileira

A tese que rendeu o doutorado ao ex-ministro da fazenda Antônio Delfim Netto é republicada agora pela Editora Unesp em parceria com Edições Facamp. Leitura obrigatória para entender as relações entre o mercado cafeeiro e a evolução da economia brasileira, O problema do café no Brasil faz uma análise detalhada da produção, venda e consumo dessa commodity ao longo de um século para explicar sua dimensão econômica dentro e fora do país.

Para tanto, o autor analisa – numa obra rica em dados, tabelas e gráficos – as séries históricas da produção cafeeira e o comportamento cíclico de seus preços, bem como discute suas implicações na economia nacional. Delfim Netto também trabalha as relações entre o cultivo e exportação da matéria-prima e as intervenções do Estado ao longo dos anos estudados, quando nulas, efêmeras ou permanentes.

O problema do café no Brasil não se atém ao mercado interno brasileiro, mas faz observações e análises quanto ao consumo e a concorrência estrangeira ao discutir a produção crescente em outros países, como Colômbia e nações da África, ao longo da década de 1920 e após a II Guerra Mundial. Chega a organizar um modelo do mercado cafeeiro e formas de se estabelecer seu equilíbrio no mercado internacional.

A partir dessa análise além das fronteiras brasileiras, Delfim Netto comenta os tipos de acordos internacionais ao citar as principais conferências realizadas para discutir o mercado cafeeiro entre os diversos países exportadores e consumidores, comentando o resultado de suas decisões. Essa é a deixa para a conclusão do economista, que trata ao final das "possibilidades do Brasil dentro do mercado cafeeiro internacional" levando em conta as políticas mais benéficas para o crescimento desse mercado a curto e longo prazo.

Dessa maneira, segundo as palavras de João Manuel Cardoso de Mello, economista e professor da Unicamp, "o professor Delfim promove um encontro virtuoso entre história e teoria econômica. Encontro, acrescento, que exige a perícia técnica do economista, a sensibilidade para o concreto do historiador e uma grande criatividade do pensador".

Sobre o autor – Antônio Delfim Netto formou-se pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo e tornou-se catedrático da instituição em 1958. Foi ministro da Fazenda nos governos de Costa e Silva e Emílio Médici, durante o chamado "milagre econômico". Nomeado embaixador brasileiro na França no governo Geisel, do qual também foi ministro da Agricultura. Em 1979 foi nomeado chefe da Seplan (Secretaria de Planejamento da Presidência da República), cargo em que permaneceu até 1985.

. [ 228 páginas: 288 | Formato: 16 x 23 cm | ISBN: 978-85-7139-938-9 | Preço: R$ 50] “ Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira