Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2009 - 09:55

Formandos da FEI apresentam 12 protótipos de veículos

Projetos serão apresentados na 44ª MecAut, que acontecerá no próximo dia 15, a partir das 19h, no campus São Bernardo.

Supercompactos, híbridos, minivan, esportivos e até de um ônibus para transportar trabalhadores rurais estão entre os projetos de veículos conceito que serão apresentados neste dia 15 dezembro, a partir das 19h, no campus São Bernardo, durante a 44ª MecAut – Exposição de Projetos do Curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). No total, 12 propostas e modelos em escala de veículos, projetados e desenvolvidos pelos formandos, estarão na exposição, aberta para convidados no dia 16 dezembro, também partir das 19h.

Compacto e econômico é a proposta do Irus, um veículo 2+2, que possui sistema de dois lugares com bancos retráteis, e possibilita ampliar a capacidade de cargas no porta-malas ou obter a versão quatros lugares. Sem o sistema retrátil, a capacidade volumétrica de carga é 220 litros. Quando a opção for o rebatimento dos bancos, a capacidade de carga é de 735 litros.

O Irus permite ganho de potência quando solicitado mais desempenho, como em estradas ou ultrapassagens em subidas. “Projetamos junto ao motor um compressor que, ao ser acionado por meio de um botão no volante, injeta mais massa de ar e ganho de 32% de potência”, destaca o formando Diego Gomes da Silva. “Com a inovação, o veículo, que tem motor 1.0, poderá alcançar desempenho de 1.6”, diz.

Outro projeto do segmento de compactos é o Urban, que traz, como maior inovação, dispositivo de estacionamento com acionamento pneumático e motor elétrico para reduzir o tempo de baliza. O motor é de 2 cilindros de alto desempenho e a transmissão é CVT, para reduzir peso e espaço, já que o protótipo pesa 700 kg. “O carro faz 27 quilômetros com um litro de gasolina”, comenta o formando Bruno Klein, de 26 anos.

Outra protótipo é o Tero, ônibus off road para transporte de passageiros, capaz de trafegar em terrenos de difícil acesso. De porte médio, o veículo para zonas rurais tem opção de tração 4x4 e sugere mais segurança, ao conter corrimões nos dois lados da escada embarque/desembarque, além de cintos de três pontas para o motorista e de duas pontas para os passageiros. O ônibus possui até bagageiro para transportar as ferramentas dos operários com segurança.

O aspecto segurança também é o forte do hatch Eva, que possui motorização elétrica, alimentada por baterias de recarga rápida, atingindo 80% da capacidade em 2 horas e carga completa em 4 horas. O protótipo é equipado com air bag no cinto de segurança, com disparo feito a partir do próprio cinto. Outro air bag, instalado no capô, dispara sobre o vidro dianteiro em caso de atropelamento.

O sedan Egeu, com capacidade para cinco passageiros, é outro destaque dos formandos de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI. O carro tem um sistema (scap), que mantém constante a pressão dos pneus, o que permite ganho de desempenho dinâmico e de consumo. Desenvolvido pelos estudantes, o sistema monitora constantemente a pressão dos pneus, podendo inflar ou mesmo baixar a pressão interna do conjunto. O recurso é obtido com a leitura feita por sensores instalados no sistema, o que garante adequar a pressão dos pneus conforme a necessidade.

Outros projetos.: Eleva – Compacto turbo com sistema de melhoria do rendimento volumétrico do motor em baixas rotações, aumento da potência e torque. A aceleração é de 0 a 100 km/h em 6,75 s, velocidade final 248 km/h e o tempo de troca de marcha é de 0,5s.

Fórmula CX – Desenvolvido com o objetivo de criar no Brasil uma categoria de competição entre a Fórmula 3 e a Fórmula 1, o protótipo de corrida foi pensado para preencher a lacuna existente na carreira dos pilotos que saem do kart e pretendem alcançar a Fórmula 3.

Lavori – Van que tem como maior atrativo sistema de suspensão acionado por bolsas de ar para o veículo ser rebaixado. O recurso permite melhor acesso para carregamento/ descarregamento de mercadorias e se configura opção de acessibilidade no transporte de passageiros.

Leben – Com carroceria tipo minivan, o veículo é equipado com motor 1.4 flex, possui sistema de arrefecimento, gerenciado eletronicamente, que permite a manutenção da temperatura ideal do motor de forma mais precisa e dinâmica.

Maori – Esportivo utilitário que tem como ponto forte a redução do consumo e de emissão de poluentes, graças ao motor turbo diesel de 2143 cm³ de cilindrada, modelo BlueEFFICIENCY, aliado ao uso de rolamentos no cubo de rodas de baixa perda de energia e com transmissão CVT. O projeto tem como objetivo alcançar melhoria de autonomia para 16 km/l.

X-20 – Superesportivo nacional, de 2 lugares e sem compartilhamento de carga, projetado com o objetivo de competir com os veículos já existentes no segmento. O chassi é todo em alumínio e a carroceria em poliéster reforçado com fibra de vidro.

XQ – Quadriciclo esportivo para dois passageiros e uso urbano. É uma opção para quem gosta de moto e visa segurança e conforto. O protótipo possui 2 bagageiros, o que representa maior volume em relação ao bagageiro comum de motocicletas.

44ª Expo MecAut, dia 15 de dezembro, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes da FEI – av. Humberto de Alencar C. Branco, 3972, bairro Assunção, SBC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira