Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2009 - 10:37

BNDES investe no primeiro Funcine direcionado à animação

A diretoria do BNDES acaba de aprovar a participação do Banco no primeiro Funcine Dedicado (Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional) voltado para o segmento de animação.

Foram autorizadas a subscrição e a integralização, pela BNDESPAR, de cotas do Funcine Anima SP, da Lacan Investimentos e Participações Ltda, no valor mínimo de R$ 4 milhões e máximo de R$ 9 milhões, que correspondem a, no máximo, 70% do valor total integralizado pelo Fundo.

Pelo histórico da TV Cultura no segmento - que produziu séries infantis de grande sucesso, como “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Cocoricó” – a Lacan Investimentos elegeu-a como parceira do Funcine ANIMA SP, por meio do estabelecimento de um Acordo Operacional. Os projetos a serem investidos pelo Fundo serão pré-selecionados pela Fundação Padre Anchieta e analisados pelo Gestor, que avaliará sua viabilidade econômica.

O setor de animação é um dos segmentos da indústria do audiovisual com maior potencial de crescimento do mercado. A obra de animação apresenta vantagens adicionais frente às obras tradicionais, tais como a maior potencial de exportação. Outros fatores positivos são o fato de as animações terem ciclo de vida mais longo. Elas proporcionam, adicionalmente, uma interface mais ampla com o consumidor, na medida em que são mais facilmente licenciadas e veiculadas em outros canais, como por exemplo em softwares interativos e games, possibilitando a exploração de receitas adicionais.

Trata-se, ainda, de um setor em que o Brasil possui verdadeiro seleiro de talentos. A série de desenhos “Peixonauta”, apoiada pelo Banco e comprada pelo canal a cabo Discovery Kids, por exemplo, faz grande sucesso entre o público infantil.

Na visão do governo brasileiro, o gênero de animação é estratégico para a produção audiovisual nacional. Isto, dadas as facilidades de exportação, as possibilidades de geração de receita com licenciamento de personagens, a geração de empregos e a construção de uma marca audiovisual nacional de qualidade no exterior.

O apoio do BNDES é importante porque as produtoras de animação digital do Brasil são pequenas e voltadas majoritariamente para produção de publicidade, sendo poucas as que trabalham na produção de filmes e séries para TV. A forte concorrência com as produções dos estúdios norte-americanos, as restrições de captação e os altos orçamentos criam obstáculos aos filmes nacionais de animação digital, na medida em que estes têm sua estratégia de distribuição limitada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira