Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2009 - 09:13

Fórum Telequest traça cenário atual do setor de telecomunicações

Presidente da Anatel, presente no evento, analisa a atuação do órgão na regulamentação do setor.

O Centro Brasileiro-Britânico, em São Paulo, recebeu no dia 3 de dezembro (quinta-feira), o Fórum Telequest 2009. O encontro, em sua terceira edição, contou com a participação de Ronaldo Sardenberg, presidente da Anatel, que apresentou um balanço do setor de telecomunicações brasileiro. O evento contou também com a presença de João de Deus, vice-presidente da Oi, Daniel Cardoso, diretor de planejamento estratégico da Vivo, Rodolpho Tourinho, diretor de Assuntos Corporativos da Claro e Fernando Freitas, diretor de Assuntos Institucionais da Telefonica.

Na ocasião, Sardenberg reforçou o papel da Anatel como agente regulador imprescindível para oferecer suporte e segurança ao setor. Salientou ainda que a missão do órgão é ter autonomia e trabalhar para melhorias e desenvolvimentos constantes da área de telecomunicações, inclusive em um âmbito mais amplo, englobando não só Brasil mas também a América Latina. Além disso, o executivo relembrou as principais ações da Anatel, como o aprimoramento do modelo brasileiro, evolução do marco regulatório, avanços dos planos do programa, consultas públicas e portabilidade numérica, entre outros.

Para o idealizador do fórum, o jornalista Ethevaldo Siqueira, "o encontro foi essencial para entender como o Brasil avançou em 2009 nesse setor, um salto como em nenhuma outra infraestrutura."

Outro destaque foi a avaliação do segmento realizado pelas operadoras móveis Oi, Vivo e Claro. As empresas apontaram o ano de 2009 como fundamental no sentido de crescimento do mercado, com investimentos massivos para aumentar o padrão de qualidade, cobertura e transmissão.

As empresas reforçaram ainda que devido ao cenário mundial e as barreiras vindas dele, foi um período desafiador e que registrou crescimento significativo. Para 2010, a aposta das operadoras é melhorar a qualidade dos serviços prestados, amadurecimento e retorno dos investimentos, além de inovação tecnológica para ampliar o acesso de voz e dados. Já as operadoras fixas, representadas por Oi e Telefonica, comentaram os investimentos realizados ao longo do ano em expansão geográfica.

Outro ponto levantado por Ethevaldo às operadoras fixas foi o desafio da velocidade contratada x velocidade disponibilizada - o que continua sendo crítico entre todas as operadoras.

Ao fim do encontro os convidados abordaram o maior alcance da fibra óptica até a casa do usuário, desenvolvimento das tecnologias IMAX e LTE, além do polêmico unbundling como perspectivas para 2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira