Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2009 - 09:28

Empresariado brasileiro otimista para 2010, aponta pesquisa da Delloitte

Pesquisa “Panorama Empresarial 2010 – Negócios nos novos tempos da economia” da Deloitte, aponta otimismo do empresariado brasileiro para 2010, opinião de representantes de 573 empresas, que juntas, somam 17,3% do PIB nacional.

São Paulo – Os empresários brasileiros estão otimistas com relação ao desempenho de seus negócios em 2010 e têm planos de ampliar seus investimentos, especialmente no lançamento de produtos e serviços. Estas são as principais conclusões da pesquisa realizada pela Deloitte, “Panorama Empresarial 2010 – Negócios nos novos tempos da economia”, que identificou três atividades com maior potencial de crescimento para o próximo ano: petróleo, gás, construção, turismo, hotelaria e lazer.

Das empresas entrevistadas, 95% acreditam em crescimento no ano de 2010. Apesar de 2009 ter sido um período conturbado – pelo menos, no primeiro semestre –, a receita total das empresas que revelaram suas expectativas de faturamento para este ano deve crescer 8% em relação a 2008, conforme indica a mediana das respostas coletadas. Na comparação com os resultados de 2008, 69% das empresas estimam que chegarão ao final de 2009 com uma receita maior.

No item “investimentos”, 71% das empresas devem encerrar 2009 com um montante de aportes superior a 2008. Os projetos de maior aposta são a modernização (considerando a aquisição de bens de capital), com 93%, e a implantação de novos produtos e serviços, com 91% dos apontamentos.

Em 2009, 13% das empresas entrevistadas afirmam ter realizado investimentos em aquisições de outras organizações. Entre os projetos de investimentos a serem implantados a partir de 2010, 41% dos empresários utilizarão recursos para a aquisição de empresas, uma intenção manifestada principalmente por médias organizações.

Em 2010, 64% dos entrevistados destacaram que darão prioridade, do ponto de vista estratégico, ao desenvolvimento e fornecimento de novos produtos e serviços.

Já sobre desafios, os principais fatores enfrentados pelas empresas em 2009 e que tendem a se manter em 2010, por ordem de importância, são: gerenciar os custos sem comprometimento da qualidade; administrar a concorrência doméstica por competidores locais e manter a taxa de retorno do capital investido.

“Os resultados da pesquisa mostram que 2009 foi um ano de recuperação para muitas empresas frente à crise mundial. Já 2010 tende a ser um ano de crescimento e retomada dos investimentos por parte das organizações”, analisa José Paulo Rocha, sócio-líder da área de Corporate Finance da Deloitte.

O estudo foi realizado com empresas dos setores de serviços e indústria, que somam um total de 911 mil funcionários. O levantamento — realizado em outubro e novembro — teve como principal objetivo revelar a visão dos empresários sobre desafios, oportunidades e perspectivas para a economia brasileira e o ambiente de negócios.

As empresas consultadas estão distribuídas por todo o País: 68% no Sudeste, 19% no Sul, 7% no Nordeste, 4% no Centro Oeste e 2% no Norte. No Sudeste, a amostra da pesquisa apresenta abertura para São Paulo (capital e interior), Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A idade média das empresas da amostra, das quais 34% realizam exportações, é de 30 anos.

Perfil da Deloitte - A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial, Outsourcing, Consultoria em Capital Humano e Consultoria Atuarial para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em 140 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação.

No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus mais de 4 mil profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

A Deloitte refere-se a uma ou mais Deloitte Touche Tohmatsu, uma verein (associação) estabelecida na Suíça, e sua rede de firmas-membro, sendo cada uma delas uma entidade independente e legalmente separada. [www.deloitte.com/about] para a descrição detalhada da estrutura legal da Deloitte Touche Tohmatsu e de suas firmas-membro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira