Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2009 - 09:58

Campanha independente distribui cópias de romance por todo o Brasil

Todas as Estrelas do Céu, escrito por Enderson Rafael, está chegando aos leitores graças a uma ação do próprio autor, que já espalhou o livro por mais de 18 cidades do País. Esta semana foi lançada promoção no orkut que vai dar mais cinco cópias.

Podem dois irmãos se apaixonarem? Para Enderson Rafael, autor de Todas as Estrelas do Céu, sim. “De que forma?”, pergunta o leitor. Pois a resposta está nas 72 páginas do livro-apostila, escrito há dez anos e que agora está ganhando o Brasil de forma inusitada e totalmente independente. Uma campanha promovida pelo autor está distribuindo gratuitamente a obra em diversas cidades do País, não só em busca de leitores, mas também para propagar a história de amor de Leandro e Carol, dois irmãos adolescentes – ele adotado, porém criados juntos – que enfrentam os dilemas do primeiro amor somados com as complicações peculiares da relação. “O objetivo é criar uma massa crítica de leitores capaz de mostrar às editoras o potencial comercial do livro, viabilizando assim a publicação”, afirma o autor.

Desde julho de 2009, Enderson e a namorada estão deixando exemplares encadernados do livro em aeroportos, shoppings e praças de capitais e também de algumas cidades-chave citadas na história, que começa em Teresópolis, no Rio de Janeiro, e termina em Florianópolis, Santa Catarina. “Tentei contato com inúmeras editoras, mas é muito difícil, para um novo autor, entrar no mercado. Então resolvi que, se eu quisesse que a história chegasse às pessoas, deveria fazer acontecer”, explica ele, que é comissário de bordo e publicitário formado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), já tendo publicado um livro-ensaio na área (Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes) em 2006. “Resolvemos espalhar o livro pelo país, centralizando as opiniões dos possíveis leitores no Twitter (http://twitter.com/todasasestrelas), no email ([email protected]) e principalmente na comunidade do Orkut, intitulada Livro Todas as Estrelas do Céu. Imprimi, fiz dezenas de cópias encadernadas com um texto explicando a proposta e começamos a distribuição. Em menos de duas semanas, o livro já estava em dez estados e no Distrito Federal”. Até o final de novembro deste ano, mais de 160 cópias já foram levadas a mais de 18 cidades e, no último dia 13, foi lançada uma promoção na comunidade do livro no Orkut, que vai dar cinco cópias do livro.

Tecnicamente um romance juvenil, Todas as Estrelas do Céu enquadra-se como ficção, embora contenha alguns traços autobiográficos: assim como Leandro, o autor também foi adotado. “O livro decorre da possibilidade de dois irmãos, um adotivo e outro não, apaixonarem-se um pelo outro. Isso gera várias discussões, sobre o fato de eles saberem desde o princípio que Leandro foi adotado e de isso impedir que eles se apaixonassem. Como também sou adotado, e sempre soube disso, me senti à vontade para falar do assunto sem medo de errar”, conta Enderson, que escreveu o livro entre agosto e dezembro de 1999, exatamente o período em que se passa a história.

Outras partes da trama também coincidem com a vida do autor, que, assim como Leandro, nasceu em Florianópolis em 1980 e foi morar em Teresópolis no final de 1993.

Embora escrito há uma década, o autor revisou o material e cuidou para que as cópias que estão sendo distribuídas não descaracterizassem a inexperiência de um romancista de primeira viagem e de um jovem de 19 anos. “O livro continua falando de igual para igual com os jovens, seu principal público, tanto tempo depois. E como romance, consegue agradar a todas as idades”, diz Enderson. “É possível que o leitor se identifique com os personagens secundários, como Lúcia e Marco, pais de Leandro e Carol, ou mesmo com os amigos adolescentes dos irmãos, que, assim como eles, vivem aquela fase da vida em que aprendemos a amar e também a sofrer com isso”, completa ele. E finaliza: “Se a campanha para a publicação não der certo, pelo menos muita gente vai ter tido a oportunidade de ler o livro”.

Breve biografia do autor - Eterno apaixonado pelo céu e pelas estrelas - e assim pela aviação – Enderson Rafael nasceu em Florianópolis em 1980. Morou na capital catarinense até os 13 anos de idade, quando foi para Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. “No começo foi difícil, eu não conhecia ninguém da cidade que tivesse a mesma idade que eu, mas com o tempo e o colégio a coisa melhorou, a ponto de eu me sentir mais em casa lá do que em qualquer outro canto, hoje em dia”. Aos 19, logo após terminar o “Todas as Estrelas do Céu”, foi estudar no Rio de Janeiro, onde se formou, em 2004, em Comunicação Social, habilitação em Propaganda e Publicidade, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Chegou a trabalhar na área por cerca de um ano e publicou o primeiro livro, Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes (editado pela Novas Ideias), em 2006, mas a paixão pela aviação falou mais alto e Enderson formou-se Comissário de Bordo, profissão que exerce há quatro anos. “É um trabalho fascinante que me permite continuar escrevendo meus livros enquanto conheço pessoas, culturas e lugares diferentes, traço marcante dos meus dois últimos livros, o ensaio “O bom ateu” e o romance “Três Céus”, ainda inéditos”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira