Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2009 - 10:16

Inflação ficará em 4,7% em 2010, prevê CNI

Brasília - A inflação do próximo ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deverá ficar em 4,7%, um pouco acima do centro da meta, que é de 4,5%, mas dentro das margens mínima e máxima (de 2,5% a 6,5%). A previsão é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na edição especial do Informe Conjuntural, divulgada nesta terça-feira, 15 de dezembro.

A alta dos preços de 4,7% em 2010 será influenciada sobretudo pelos alimentos. “O retorno da demanda externa das commodities agrícolas, com a recuperação dos seus preços, influenciará os preços dos alimentos”, diz o documento. “Haverá uma inversão na tendência apresentada em 2009, com aumento menos expressivo dos serviços e preços administrados e elevação moderada dos preços industriais”, atesta a CNI.

Conforme o Informe Conjuntural, o aumento da capacidade instalada da indústria fará crescer a oferta dos produtos industriais, acompanhando o crescimento da demanda interna. Enfatiza, porém, que “esse cenário de elevação de preços será em parte compensado pela manutenção do câmbio valorizado, visto que os produtos industrializados sofrerão com a concorrência dos produtos importados”.

O diagnóstico da CNI sobre o comportamento do IPCA este ano afirma que a crise econômica internacional puxou os preços para baixo, por duas razões principais: as empresas ajustaram os estoques para aumentar receita e manter o giro, pelas restrições ao crédito e queda na demanda, fazendo com que caíssem, e a concorrência dos produtos importados, pela sobrevalorização cambial. A estimativa é que a inflação feche o ano em 4,3%.

Com a inflação dentro das metas, a taxa de juros básica, a Selic, se manterá em 8,75% ao ano atuais em 2010. “Com a inflação controlada ao longo de 2010 e a Selic mantendo-se estável, a taxa de juros real, que deve ficar em 5% este ano, será menor, terminando 2010 em 4,3% ao ano”, prevê o Informe Conjuntural.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira