Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2009 - 10:49

EADS reorganiza estrutura no Brasil

Bruno Gallard é o novo diretor geral da EADS Brasil Eduardo Marson Ferreira assume presidência do Conselho de Administração.

O executivo Bruno Gallard foi nomeado diretor geral da EADS Brasil no lugar de Eduardo Marson Ferreira, que assumiu a presidência do Conselho de Administração da empresa, acumulando o novo cargo com o de presidente da Helicópteros do Brasil S/A - Helibras, que ocupa desde junho último.

Bruno Gallard é formado em arquitetura naval e engenharia de sistemas e desenvolveu uma longa relação com o Brasil. O executivo, de 51 anos, está na EADS desde 2006, tendo ocupado a vice-presidência de Marketing e Estratégia para a América Latina. Sua presença reforça o vínculo existente entre o grupo europeu e o Brasil na área de cooperação industrial e tecnológica, já que essa foi a principal atividade desenvolvida ao longo de sua carreira profissional.

Gallard integrou durante 15 anos a DGA - Delegação Geral de Armamento do Ministério da Defesa da França, tendo acompanhado o programa do submarino nuclear estratégico francês como chefe de projeto, responsável pelos sistemas de comando e controle da Marinha francesa e diretor do sistema tático da nave. De 1993 a 1997, foi adido da DGA junto à Embaixada da França nos EUA, em Washington. De 1997 a 2000, atuou no Brasil como representante da DCN International - Direção das Construções Navais da França, e diretor-adjunto do consórcio responsável pela modernização das fragatas da classe Niterói da Marinha Brasileira, que permitiu o desenvolvimento conjunto de um produto nacional.

De volta à DGA como adido da Embaixada da França no Brasil, Gallard participou ativamente do projeto de parceria estratégica com a França que resultou no acordo de transferência, em 2003, dos aviões Mirage 2000 para a FAB. O executivo participou também, em 2005, dos acordos firmados nas áreas de cooperação aeronáutica e de tecnologias militares, que serviram de base para a atual parceria estratégica estabelecida entre os Ministérios da Defesa dos dois países em fins de 2008.

Presidente do Conselho terá funções estratégicas - As funções de Eduardo Marson Ferreira como presidente do Conselho de Administração da EADS Brasil serão estratégicas e de representação institucional. O executivo brasileiro, de 46 anos, foi diretor geral da EADS Brasil entre 2003 e junho de 2009 e acumulará o novo cargo com o de presidente da Helicópteros do Brasil S/A - Helibras, empresa do Grupo EADS que dirige desde junho.

Nos seis anos em que dirigiu a EADS Brasil, braço de marketing e estratégia do Grupo EADS no país, Eduardo Marson participou de importantes projetos, envolvendo o fornecimento pela Airbus Military de 12 aeronaves de transporte militar C295 e a modernização de aviões de patrulha marítima P-3 para a Força Aérea Brasileira; o fornecimento pela Airbus da aeronave presidencial ACJ; a participação da EADS Astrium como acionista minoritária da empresa brasileira da área de espaço Equatorial Sistemas; a criação da EADS Secure Networks Brasil, responsável pelo fornecimento do sistema de radiocomunicação baseado na tecnologia Tetrapol para a Polícia Federal; e a fabricação local pela Helibras/Eurocopter de 50 helicópteros EC725 para as Forças Armadas brasileiras, entre outros. Foi também um dos responsáveis pela estratégia de ampliação da presença industrial do Grupo no Brasil.

Perfil: A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2008, faturou 43,3 bilhões de Euros e empregou cerca de 118 mil pessoas. O Grupo inclui a Airbus, maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, e a Airbus Military, responsável por aviões de reabastecimento aéreo, de transporte e de missão; a Eurocopter, maior fornecedora mundial de helicópteros; e a EADS Astrium, líder européia em programas espaciais, do Ariane ao Galileo. Sua divisão de Defesa & Segurança é fornecedora de soluções de sistemas abrangentes, tornando a EADS a principal parceira no consórcio Eurofighter e acionista na empresa fornecedora de sistemas de mísseis MBDA.

No Brasil, a EADS mantém investimentos há mais de 30 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras. Atua no país através da EADS Brasil e da EADS Secure Networks Brasil. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira