Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2009 - 09:05

DLM invista dobra patrimônio sob gestão em 2009

Ampliação de equipe societária, abertura de novo escritório e contexto econômico impulsionaram a expansão da gestora de recursos financeiros.

O cenário político/econômico favorável ao Brasil, com queda da taxa de juros e recuperação visível da economia, e a atuação pautada em serviço de credibilidade e resultados foram os principais motivadores do aumento de 100% no volume de recursos sob gestão este ano na DLM Invista (asset management fundada há sete anos em Minas Gerais). Segundo o sócio-fundador, Daniel Castro, a considerável melhora dos indicadores de atividade nos EUA renovou as esperanças de recuperação do mercado financeiro e estimulou as pessoas a acreditarem mais na capitalização de seus rendimentos em fundos multimercado e de ações. “As previsões de aumento do PIB, em conjunto com os estímulos monetários e a expansão fiscal, deram mais confiança aos investidores”, explica Castro.

Ele avalia que o indivíduo que antes preferia acumular todas as suas economias exclusivamente na poupança e nos CDBs agora está reconhecendo as vantagens de alocar parte delas em fundos de ações. “No entanto, como esse investidor não conhece detalhadamente as oscilações de cada empresa e, muitas vezes, não tem tempo para isso, está se tornando crescente a demanda por serviços de gestão de fundos, sobretudo de ações. As gestoras de recursos (assets) possuem especialistas que decidem, com independência, por uma carteira em ações de empresas que possuem credibilidade, transparência, boa perspectiva de crescimento e, é claro, que estejam sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo”, acrescenta o economista.

Os profissionais fazem uma combinação calculada de investimentos. “Os fundos geridos pela DLM Invista, por exemplo, registraram rentabilidade geral de 73% em 2009 até o momento, acompanhando a evolução do índice. No entanto, ressaltamos que é no acumulado que os números ficam ainda melhores e superam o Ibovespa. Como fazemos uma gestão essencialmente fundamentalista, no ano passado optamos por alocar o capital em ações de empresas dos setores de energia, serviços, bens de consumo, mídia, educação e varejo. Esses resultados estão atraindo até os investidores mais tradicionais”, comenta o gestor.

Para Castro, o principal diferencial da asset está no perfil dos gestores, que entendem não somente de finanças, mas também de negócios. Significa que, diferentemente dos bancos e corretoras mais tradicionais, a asset faz uma análise profunda e ampla das empresas nas quais investe, desde o tradicional valuation - através de desconto de fluxos de caixa projetados - até discussões que envolvem governança, processos, tecnologia e modelos de remuneração. “Cada empresa é resultado de um conjunto de fatores, não só de dados contábeis”. Prova disso é que a equipe da DLM é complementar, abrangendo especialistas financeiros com experiências em gestão de fundos, crédito, operações estruturadas, processos e gestão.

Expansão - A DLM Invista aproveitou o bom momento para ampliar o quadro societário com executivos reconhecidos no mercado financeiro e corporativo. Além dos fundadores e especialistas de mercado - Daniel Castro, Luiz Iani e Marcelo Domingos - a asset reuniu esse ano Jorge Steffens (ex-CEO da Datasul), Paulo Caputo (ex-VP da Totvs) e Alberto Rocha (ex-economista-chefe do Banco Mercantil do Brasil). Para a área comercial, vieram Alexandre Tassini (ex-Grupo Safra), Paola Vasconcellos (ex-Grupo Safra) e Bruno Couri (ex-Itaú BBA).

A partir do planejamento ousado e abertura de escritório em São Paulo, além da sede de Belo Horizonte, a base atual de mais de 600 cotistas deve aumentar significativamente nos próximos anos. “A expectativa é que o patrimônio gerido pela empresa, atualmente de R$ 150 milhões, cresça aproximadamente 300% nesse período”, comenta Castro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira