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17/12/2009 - 09:13

Resultados positivos, imagem também

Em 2009, Laboratório Sabin intensificou ações nas áreas de marketing e publicidade para evidenciar as conquistas da empresa relacionadas à saúde, bem-estar e qualidade de atendimento.

Brasília – Além dos importantes prêmios conquistados durante o ano, 2009 ficará marcado para o Grupo Sabin como um dos anos em que a empresa mais apostou em ações de marketing desde sua fundação, em 1984. O investimento, que comprovou a importância estratégica da área para empresa, trouxe benefícios importantes para o grupo e reforçou a visão que os clientes têm da marca nos mercados onde ela atua: uma empresa comprometida com a qualidade dos serviços e com o ser humano.

O fortalecimento da imagem institucional da marca vem sendo construído a partir dos resultados positivos que o Sabin conquistou em 25 anos. Escolhido como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Instituto Great Place to Work por cinco anos consecutivos, o Laboratório cultiva a qualidade em atendimento, entrega 97% dos resultados no mesmo dia e constantemente recicla sua tecnologia com implantação de equipamentos inéditos na América Latina. É também referência no apoio à pesquisa. Só em 2008 foram publicados 27 estudos em revistas e periódicos nacionais e internacionais da área de saúde. Nesse sentido, a empresa investe em marketing para dar visibilidade à sua atuação no mercado do Distrito Federal e nos estados onde atua: Goiás e Bahia.

Até o fim deste ano, aproximadamente 2% do total do faturamento do grupo Sabin deverá ser incrementado exclusivamente na área de marketing. “Investir em marketing é investir nos clientes, no relacionamento e na satisfação de todos os públicos com os quais interagimos. Estamos em franco processo de expansão e precisamos manter nossa marca fortalecida e nossas estratégias adequadas aos mercados nos quais iremos entrar”, afirma o gerente de marketing do Sabin, Krishna Faria.

No ano em que a empresa completou 25 anos de vida, a agência Bees Publicidade passou a atender o grupo e a colaborar na criação de ações inovadoras e criativas, que mexeram com os brasilienses e ajudaram a reforçar alguns dos valores da empresa. Em julho, por exemplo, a rodoviária de Brasília foi palco do lançamento da campanha “Apaixonados pela vida”, em que o grupo Doutores da Alegria apresentou de forma divertida e diferente dicas sobre qualidade de vida e questões relacionadas à saúde da população, como a importância de diminuir o consumo de álcool e de tabaco e de praticar atividades físicas regularmente. Quem passou pelo local também pôde participar de brincadeiras, receber brindes e fazer procedimentos simples como aferir a pressão.

A campanha teve o objetivo de mostrar que a empresa vai além da reconhecida qualidade dos exames laboratoriais, ao cuidar do bem-estar de todos os clientes e profissionais que fazem parte do Laboratório. Em setembro foi a vez de alguns pontos de ônibus na cidade receberem o toque do Sabin. Durante dois dias, três movimentadas paradas de transporte coletivo da Capital da República foram ambientadas especialmente. Os passageiros de ônibus bem como os veículos e transeuntes que passavam pelo local tiveram uma grata surpresa ao se depararem com estações decoradas com cortinas, ventiladores, puffs, almofadas nos assentos, música ao vivo, massagem expressa e até ginástica laboral. A intenção foi compartilhar com a população do Distrito Federal um pouco do clima organizacional encontrado pelos quase 800 colaboradores da empresa.

Essa ação foi uma maneira inusitada de divulgar as premiações conquistadas pelo Sabin como a 4ª melhor empresa para se trabalhar, segundo avaliação das revistas Você S/A e Exame, e ser eleita a melhor empresa para a mulher trabalhar, de acordo com o Instituto Great Place to Work. Outra ação marcante foi realizada durante a 42ª edição do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, quando o Sabin, tradicional patrocinador do evento, contratou atores que, caracterizados de famosos personagens de películas nacionais, como Zé do Caixão, Carmem Miranda, Lampião, Maria Bonita, Zé do Burro e Macunaíma, interagiram com o público presente ao Cine Brasília entregando folhetos que posicionavam o Laboratório como apaixonado pelo cinema, em alusão à campanha apaixonados pela vida.

Para Krishna, essas campanhas se caracterizaram pelo ineditismo e pelo impacto que causaram nas pessoas. “Essas ações tiveram uma repercussão enorme em Brasília e geraram diversos comentários no Twitter e em outros sites de redes sociais, bem como ligações, e-mails e comentários de muitos clientes de várias localidades do DF. Um indicador interessante foi o aumento que tivemos no índice que afere as marcas mais lembradas dentro de cada segmento. Em medicina laboratorial, em 2008, ficamos com 39% como a marca mais lembrada. Nesse ano, subimos para 51%. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, calcula.

Perfil do Sabin: O Laboratório Sabin atende a aproximadamente 100 mil clientes /mês e realiza 800 mil exames por mês, num total de 9,6 milhões por ano. De 2000 para cá, a empresa saltou de 17 para 58 unidades e fecha o ano com 60. Só em 2009, quando a crise ameaçava o País, o Sabin inaugurou 12 unidades e expandiu os negócios para a Bahia, ao inaugurar a primeira unidade fora do eixo DF - Goiás. O número de colaboradores em nove anos saltou de 140 para aproximadamente 800. Com o passar dos anos, o crescimento foi tão significativo que as sócias proprietárias, Janete Vaz e Sandra Costa, decidiram ampliar os negócios e as áreas de atuação ao criar o Sabinbiotec, laboratório de biotecnologia especializado em análises de alimentos, da água, do ar e do solo e a Clínica de Imunização Sabinvacinas, inaugurada em 2008, que oferece mais de 20 tipos de vacinas, e já está em fase de expansão na Capital.

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