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17/12/2009 - 09:27

Confiança de pequenos e médios negócios encosta no nível pré-crise, aponta IC-PMN

Apesar do otimismo, previsão de contratações é fator que sobe mais lentamente, revela índice, divulgado pelo Insper e Grupo Santander Brasil.

O Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) aponta crescimento do otimismo entre os empresários do setor e já encosta no indicador registrado antes da crise. Em sua quinta edição, o índice, elaborado pelo Insper em parceria com o Grupo Santander Brasil, divulgado hoje, alcançou 68,9 pontos, em uma escala de 0 a 100, ante 69,5 pontos registrados no período pré-crise. O valor supera o último levantamento, divulgado em setembro (66,8), sinalizando que o otimismo continua aumentando. O IC-PMN aponta as expectativas dos empresários em relação ao desempenho da economia do País, do seu ramo de atividade e de sua empresa para os próximos três meses.

Corroborando o resultado, entre os componentes do IC-PMN, o índice que apura a expectativa com relação ao desempenho da economia subiu para 68,1 ante 66,0 em setembro, assim como a previsão de investimento, que passou de 64,5 em setembro para 66,7 agora. Já o componente que aponta a previsão de contratações entre pequenos e médios empresários ainda mostra resistência aos 63,0 pontos, bem abaixo do nível de antes da crise (68,4), embora também tenha subido em relação a setembro (60,8).

Indústria reflete crescimento do PIB - Na comparação entre os diferentes ramos de atividade, a confiança entre as pequenas e médias indústrias registrou o melhor resultado, com um salto de 9,9% para 69,2 pontos. O dado está em linha com o resultado do PIB no terceiro trimestre, divulgado na semana passada, que apontou maior crescimento neste setor. O IC-PMN dos setores de comércio e serviços registraram 68,9 pontos ante 68,6 e 66,7, respectivamente, na divulgação anterior.

Na segmentação por região do País, o IC-PMN trouxe um resultado bastante homogêneo, variando de 68,8 (Nordeste, Sul e Centro-Oeste) a 68,9 (Sudeste e Norte). O destaque é a queda registrada entre os empresários da região Nordeste, que até setembro era a mais otimista, com 70,3 pontos.

“Os pequenos e médios empresários recuperaram a confiança na economia para níveis próximos aos registrados no período pré-crise o que representa um grande estímulo para os negócios do primeiro trimestre de 2010.”, diz Ede Viani, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Grupo Santander Brasil.

“A forte conexão entre o resultado do IC-PMN da indústria e os números do PIB, divulgados recentemente, comprovam a validade e a confiabilidade do IC-PMN. O índice retrata o direcionamento de uma parcela importante da economia, representado por um setor que ainda carece de indicadores consistentes”, afirma Danny Claro, coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper.

O levantamento do IC-PMN foi feito a partir das respostas de 1.200 empresários das cinco regiões do País e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria). Fazem parte da mostra empresas que faturam até R$ 20 milhões/ano.

Perfil do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper - O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper é um núcleo voltado à geração e à difusão de conhecimento em estratégia de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Trata-se de um trabalho conjunto entre o Centro e empresas que buscam, no Insper, uma parceria que ofereça suporte estratégico para a tomada de decisão.

Perfil: O Insper, hoje uma das mais conceituadas escolas de negócios do Brasil, é uma instituição de ensino sem fins lucrativos que tem o compromisso de ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de Negócios e Economia, aliando rigor acadêmico a uma abordagem pragmática.

Desde maio último, a instituição adota o nome Insper Instituto de Ensino e Pesquisa em substituição ao nome Ibmec São Paulo. A mudança permitirá que a escola se diferencie de duas instituições homônimas (o Ibmec e o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).

Perfil: O Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real, em junho de 2009 contava com ativos totais de R$ 315 bilhões, R$ 207 bilhões de captações totais – R$ 121,5 bilhões em depósitos e R$ 85,5 bilhões em fundos de investimentos, mais de 10 milhões de correntistas ativos e uma rede de 3.612 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Banco Santander (SAN.MC, STD.N) é um banco comercial com sede na Espanha. No final de 2008, o Santander era o primeiro banco da zona do euro por valor em bolsa e o terceiro do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 1,271 bilhão em fundos administrados. Após a aquisição do Sovereign Bancorp dos Estados Unidos, em janeiro, passou a contar com 90 milhões de clientes, mais de 14 mil agências - mais do que qualquer outro banco internacional - e mais de 170 mil funcionários. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina, com posições de liderança no Reino Unido e

Portugal e conta com uma ampla presença na Europa por meio de sua unidade Santander Consumer Finance. No primeiro semestre de 2009, o Santander registrou um lucro líquido atribuído de € 4,519 bilhões.

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