Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2009 - 09:32

“Por Dentro da Mente de Da Vinci” chega a São Luís


A mostra traz 80 peças entre painéis e protótipos de máquinas do mestre e pode ser visitada a partir de 17 de dezembro no Parque Botânico Vale, em São Luís.

São Luís (Maranhão) - Pouquíssimos artistas no mundo foram tão completos e desenvolveram seu talento em áreas tão distintas como o gênio Leonardo Da Vinci. Além de obras consagradas como Monalisa, Anunciação e A última Ceia, Da Vinci, ele circulou, com notável habilidade, nas áreas da escultura, música, poesia, teatro, literatura e em importantes estudos de engenharia, arquitetura, anatomia, astronomia e matemática. O Leonardo cientista e inventor é o foco da exposição “Por Dentro da Mente de Da Vinci”, com curadoria de Eugenio Martera e Patrizia Pietrogrande, que o Museu a Céu Aberto e Vale do Rio Doce trazem para a cidade de São Luís, MA.

A mostra - em cartaz a partir da próxima quinta-feira, dia 17 de dezembro, no Parque Botânico da Vale - veio de Florença, na Itália e, já foi vista por um público de 50 milhões de pessoas na Europa, Ásia, Oceania e América. Trata-se da maior exposição já realizada sobre as várias facetas de criação do mestre italiano Da Vinci. São 80 obras: 40 painéis gráficos e 40 protótipos das máquinas, entre eles: o macaco hidráulico, o tanque de guerra e o helicóptero. Muitos deles não chegaram a ser construídos pelo artista, mas tornaram-se realidade centenas de anos depois exatamente da forma como ele havia imaginado.

Só no Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas apreciaram toda a genialidade deste grande artista. Segundo Paulo Solano, diretor do Museu a Céu Aberto, uma das Instituições responsáveis pela exposição no Brasil, em todas as cidades pelas quais a exposição passou o público se surpreendeu com a grandiosidade e com o dinamismo de Da Vinci. “É impressionante o quanto Da Vinci consegue reter a atenção das pessoas que passam por uma de suas obras”, afirma.

Os modelos são divididos em Máquinas Militares, Máquinas de Ar e Água e Máquinas Civis. Na produção dos protótipos, são usados apenas materiais – como madeira, ferro e juta - e ferramentas disponíveis no período em que Da Vinci viveu. Nesta exposição, eles serão exibidos junto com cópias dos desenhos originais.

Réplicas - As réplicas em madeira foram concebidas pela Associação Cultural Italian Art a partir dos cadernos de anotações do artista, preservados em diversas coleções particulares e museus, chamadas de "códices". "Foi um projeto longo, que envolveu paciência e quatro anos de estudos para transpor as ideias de Leonardo, do século XVI, para fora do papel, no século XXI. Os computadores tiveram que trabalhar e muito", relembra o artesão Paolo Gori, representante da associação. Mas, a cada projeto, um espanto: "Tudo funcionava", diz ele, admirado.

A surpresa de Gori tem sua razão de ser. Afinal, Leonardo Da Vinci teve as limitações técnicas de seu tempo, numa época em que ninguém sabia precisar as horas depois que o sol se punha (só se usava relógio de sol). Muitos projetos sequer tinham condições de serem testados. Mas a exposição vem mostrar que eles funcionavam. "É um gênio, não há outra explicação. Tudo encontrado nos desenhos foi fruto de uma observação e de uma pesquisa febril, típicas de um intelectual do Renascimento”,reforça. Da Vinci, em algumas ideias, conseguiu se adiantar em cinco séculos. Ele chegou a projetar uma bicicleta, com corrente, pedais e tudo. Bem diferente da forma como foi feita no século XIX, quando o ciclista tinha que usá-la sem pedais, com o próprio esforço. A exposição é uma iniciativa do Museu a Céu Aberto, Vale do Rio Doce e Centro Educacional Leonardo da Vinci. Serviço:. [ Exposição no dia 17 de dezembro de 2009 até 23 de janeiro de 2010, de terça a domingo, das 9 às 17 horas, Parque Botânico Vale - Av. dos Portugueses, S/N – Anjo da Guarda, São Luís (MA). Entrada franca | Curadoria: Eugenio Martera e Patrizia Pietrogrande].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira