Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2009 - 08:37

Câncer cerebral pode ser eliminado


Pela primeira vez uma equipe chinesa de pesquisa médica pode eliminar um glioma utilizando uma nova terapia da Cellonis Biotech baseada em célula-tronco, Pequim.

Pequim - Utilizando uma nova tecnologia da Cellonis Biotechnologies baseada em célula-tronco, Pequim, uma equipe chinesa de pesquisa médica pode eliminar um glioma (câncer cerebral) de um paciente norueguês de 36 anos de idade em um hospital de Pequim. O tratamento demonstra que o sistema imunológico ativado pode diretamente inibir as células-tronco com tumores bem como as células filhas cancerosas. O incrível resultado desse novo tratamento dentro de uma Terapia Extensiva de Câncer indica a Cellonis que as futuras terapias de vacinação podem ser usadas para a lysate de célula-tronco a fim de melhorar a resposta da Célula Dendrítica com antígeno presente.

Arve Johnsen, 36, da Noruega, um paciente diagnosticado com glioma em 2006 e com reincidência em 2009 após resseção cirúrgica. Ele chegou a Pequim em agosto de 2009 com sua esposa Vanja e uma filha de um ano, com a esperança de que os médicos na Noruega estivessem errados. Eles disseram à família que não havia qualquer opção nos países escandinavos ou na Europa para Arve que controlasse o progresso da doença e prolongasse sua vida. Movido pela esperança de que sua filha pudesse crescer com um pai, a família Johnsen começou uma busca para encontrar outros tratamentos no mundo inteiro, e dar a Arve uma nova esperança.

Terapia Extensiva de Câncer na China - A família Johnsen, tendo ouvido falar sobre o sucesso sustentável de uma Terapia Extensiva de Câncer (Comprehensive Cancer Therapy (CCT)) na China, decidiram tentar esta última chance num país a 10.000 Km distante da Noruega. Esse tipo de CCT havia sido desenvolvido nos últimos anos por uma equipe chinesa de pesquisadores científicos e médicos clínicos de Pequim, combinando tratamentos convencionais de câncer com Medicina Chinesa Tradicional (Traditional Chinese Medicine (TCM)) e terapias celulares.

O papel das células-tronco cancerosas nos tumores- Anteriormente, os cientistas acreditavam que os tumores eram pedaços de tecidos cancerígenos que deviam ser totalmente removidos ou destruídos para curar o paciente. Mas, ao longo dos últimos anos, pesquisadores descobriram que as células-tronco cancerosas (cancer stem cells (CSCs)), compreendendo uma pequena população de células, parecem ser responsáveis pelo início, manutenção e reincidência de tumores malignos. Mesmo que um tumor seja quase totalmente destruído, ele se regenerará das CSCs sobreviventes e se tornará ainda mais resistente ao tratamento.

As terapias atuais, inclusive a terapia celular, geralmente não visam as CSCs. Isso faz com que as CSCs sobrevivam até após tratamentos quimio e radioterápicos. Inibir essas células é uma estratégia promissora para eliminar tumores e prevenir que eles cresçam novamente.

Professora Lily Shum: Perfeita integração de células-tronco e imunoterapias - "As CSCs podem explicar porque os tratamentos comuns, especialmente a quimioterapia, não são suficientes para inibir tumores. Na verdade, apesar do desenvolvimento contínuo de novos agentes quimioterápicos, os tumores cerebrais podem crescer e permanecer resistentes a essas terapias. A integração de células-tronco e tecnologia imunológica parece possibilitar uma chance de encontrar um novo modo de atingir as CSCs", afirma a Professora Lily Shum, PhD, a cientista-chefe da Cellonis.

"A questão difícil em nosso projeto é como capturar e classificar as CSCs. Com nossas tecnologias patenteadas, somos capazes de isolar as CSCs dos tecidos tumorosos do cérebro do paciente, fazer a cultura delas e induzir a resistência multi droga e à radiação. Essas células possuem uma carcinogenicidade muito forte, auto-rejuvenecimento e também uma alta resistência à droga e radiação".

Lily Shum acrescenta, "A Célula Dendrítica (Dendritic Cell (DC)) é uma ferramenta muito útil para conduzir uma resposta imunológica específica contra as CSCs do cérebro". Como sabemos a DC é uma célula com antígeno presente que estimula o sistema imunológico inato, como um mensageiro, ela transfere "a informação da célula cancerosa -- antígeno" aos "inibidores do sistema imunológico -- as células T", e então, as células T podem reconhecer as células lyses, produzindo esses antígenos. "Nós educamos a DC com as CSCs do cérebro, e então conduzimos a resposta imunológica específica que atacam as CSCs".

Dr. Dinggang Li: Terapias Extensivas de Câncer - "O resultado do primeiro estudo piloto com o Johnsen foi incrível. A tomografia PET-CT de Johnsen demonstra que todo o tumor desapareceu após o tratamento", afirma o Dinggang Li, M.D. PhD. Ele desenvolveu e conduziu a CCT em mais de 100 pacientes internacionais com câncer nos últimos anos. As DCs com diferentes tipos de câncer de cérebro que se relacionam com antígenos que atacam essas células cancerosas e o tratamento da célula CIK são os principais elementos desse tratamento extensivo de câncer. "No primeiro ciclo do tratamento, nós tratamos o paciente com abordagens extensivas, incluindo o SHG-44 carregando a DC, a terapia de célula CIK e a TCM, mas não pudemos controlar a progressão da doença e os tumores continuaram a crescer. Usamos nele a terapia da DC que atacou as CSCs do cérebro no segundo ciclo do tratamento, o que apresentou uma resposta muito promissora".

Dra. Cindy HAO: Mais exames clínicos para se confirmar o resultado Cindy HAO, M.D., CEO da Cellonis Biotechnologies é otimista quanto ao futuro dessa nova abordagem do câncer de cérebro. "Ela nos dá uma forte confiança para envidar mais esforços nessa direção. Este estudo de tratamento piloto demonstra que o sistema imunológico ativado pode diretamente matar as células-tronco tumorosas bem como as células filhas tumorosas. Mas, antes de tudo, precisamos estender mais nossos testes clínicos a fim de confirmar o resultado. E isso também nos indica que as futuras terapias de vacinação podem ser usadas na Lysates da Célula-tronco Cancerosa para melhorar a resposta da DC com antígeno presente". | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira