Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2009 - 08:46

Cabos de energia subaquáticos vão facilitar travessia de navios em Rio Grande

A governadora Yeda Crusius assinou, na tarde do dia 17 de dezembro (quintaa-feira), ordem de serviço de instalação de cabos subaquáticos para levar energia elétrica de Rio Grande a São José do Norte. O projeto será viabilizado através da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Atualmente, a transmissão de energia é feita por linhas aéreas que cruzam o canal de acesso ao Porto do Rio Grande, o que ocasiona transtornos ao ingresso de grandes embarcações .

"O potencial da região exige que o governo se ajuste para promover um investimento como este. É uma demanda histórica, e a nossa parte está sendo feita. Vamos levar energia e modernidade para São José do Norte dentro dos critérios do modelo de energia limpa", afirmou Yeda.

A substituição da rede aérea pela subaquática para o fornecimento de energia de Rio Grande para São José do Norte é uma necessidade das duas comunidades. Em Rio Grande, com a ampliação do porto, os cabos aéreos, atrapalham o ingresso e a saída de embarcações, principalmente as destinadas ao polo naval, cujos tamanhos ficam limitados à altura dos cabos. Com a modificação, fica resolvido este problema e ainda melhora-se a qualidade da energia levada aos clientes de São José do Norte.

A linha de transmissão será de 69 kV. Atualmente, a população da cidade recebe luz através da linha de transmissão aérea, de 69 mil volts, isolada para 69 kV. Ela opera em 23 kV, há cerca de 15 anos, e atravessa o canal de acesso ao porto rio-grandino desde o Tecon, em Rio Grande, até São José do Norte, a 72 metros do nível da água. Até os anos 90, o abastecimento era realizado através de duas usinas, que utilizavam como combustível o óleo diesel.

O crescimento do Porto de Rio Grande e a expansão industrial e de serviços demandaram, em 2008, a retirada, em três momentos, dos cabos da linha de transmissão. O investimento atende as atuais e futuras necessidades da área portuária, permitindo a livre navegação de embarcações no canal, sem a atual restrição de calado aéreo. Este será o terceiro maior empreendimento no Brasil com estas características. A colocação da linha de transmissão de energia elétrica subaquática cruzará o canal de acesso ao porto. Depois, os atuais cabos aéreos (condutores e cobertura) serão retirados e as estruturas metálicas serão desmontadas. | Alan Bastos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira