Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2009 - 09:24

VMI Philips adquire inversores da Yaskawa

Como parte da estratégia que visa reduzir custos, sem afetar a alta qualidade e confiabilidade dos produtos que oferece ao mercado, a VMI Philips, especializada na fabricação de equipamentos médico-hospitalares com tecnologia de ponta, optou por buscar novos fornecedores de componentes. “Hoje há grande oferta de produtos que apresentam ótimo desempenho, são reconhecidos pela eficiência e são disponibilizados com preços mais competitivos e por isso decidimos investir nesse sentido”, justifica Ronaldo Venturini, chefe de desenvolvimento de produto da VMI Philips. Dentro desse escopo a empresa adquiriu inversores da série J7 e da série J1000, da Yaskawa Elétrico do Brasil, que estão sendo empregados inicialmente em dois tipos de máquinas – mamógrafos e arcos cirúrgicos – para controle de movimentos e posicionamentos.

Após três meses de testes, os inversores da Yaskawa foram validados pela VMI e atualmente está em curso a segunda etapa do processo, que se refere à avaliação da confiabilidade dos produtos. “Vamos analisar a taxa de uso de assistência técnica e de eventuais problemas que possam ocorrer. Até o momento os inversores da Yaskawa estão atendendo às nossas expectativas e a nossa equipe está bastante satisfeita com os resultados obtidos”, destaca Venturini.

Segundo Anderson Sato, gerente de Engenharia de Vendas da Yaskawa, os dispositivos são adequados para serem empregados em equipamentos médicos porque emitem menor nível de ruídos e não interferem no diagnóstico dos exames. “Sua tecnologia PWM gera baixo ruído e alto torque de partida, com uma capacidade de corrente de sobrecarga de até 150% por 60 segundos. O controle V/f (escalar) possibilita a aplicação do J7 em aplicações que não possuem variação de carga em seu ciclo”, explica Sato

Os inversores da série J7 também apresentam várias funções, são compactos e de baixo custo, possuem operador digital incorporado de três dígitos, 79 parâmetros, cinco entradas digitais (três programáveis), uma entrada analógica, uma saída analógica (programável) e uma porta opcional para comunicação Modbus RTU RS-485, se necessário. Na VMI Philips os dispositivos estão sendo empregados nos mamógrafos que precisam apresentar rígidos padrões de qualidade de imagens de alta resolução - condições importantes para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Em cada máquina é utilizado um inversor que controla a execução dos três principais movimentos do mamógrafo que são os de ajuste de altura da coluna, rotação do braço e elevação do braço”, explica Venturini.

Outro motivo que levou a VMI Philips a escolher o inversor da série J7 se deu pelo fato deste possuir baixa corrente de fuga para terra, item obrigatório para componentes utilizados em equipamentos médicos. “A corrente de fuga para terra permitida e utilizada pela área médica é muito menor do que o padrão usualmente empregado pela indústria. E baixa corrente de fuga significa maior segurança elétrica”, completa Venturini.

Os inversores J7 também estão sendo utilizados para movimentação da coluna de arcos cirúrgicos que são equipamentos de última geração, totalmente digitais, possuindo sistema de imagem de alta resolução, o que proporciona aos médicos a realização de procedimentos diagnósticos e intervencionistas com a alta qualidade de imagem, com melhores resultados e maior segurança para o paciente e o usuário.

De acordo com Ronaldo Venturini, os inversores da Yaskawa deverão passar ainda por uma terceira etapa, com base no foco inicial, que se refere à análise do custo/benefício dos produtos. “É uma medida importante porque nosso mercado é altamente competitivo e precisamos oferecer máquinas de alta qualidade a preços atraentes”, justifica. A partir dos resultados obtidos, os dispositivos poderão vir a ser empregados também em outros equipamentos fabricados pela VMI Philips.

Perfil: A Yaskawa Elétrico do Brasil, localizada em São Paulo, iniciou suas atividades em 1974. Subsidiária da japonesa Yaskawa Eletric Corporation (YEC), a empresa disponibiliza sistemas de engenharia, participando desde a concepção e detalhamento até a sua posterior colocação no cliente, atuando nos mais diversos segmentos de mercado, tais como: siderurgia, papel e celulose, química e petroquímica, cimento e mineração, máquinas e bens de capital. Sua atuação se estende em quase toda a América Latina, comparecendo como uma das líderes em países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. No Japão a Yaskawa Eletric Corporation (YEC) é líder em tecnologia e a maior fabricante de Servo-Acionamentos, Inversores de Freqüência, Controladores de Máquinas e Robótica.| www.yaskawa.com.br

Perfil: A VMI, com sede em Lagoa Santa (MG), é uma empresa genuinamente brasileira que iniciou suas atividades em 1985 com o objetivo de fornecer ao mercado produtos médico-hospitalares com tecnologia de ponta. Em 1999 recebeu a recomendação para Certificação do Sistema de Gerenciamento da Qualidade com base na norma NBR ISO 9001, época em que iniciou o desenvolvimento da linha Plus, um sofisticado sistema de Raios X de alta freqüência controlado por microprocessadores, que possibilita acesso via modem e atualização tecnológica. Em 2007 a empresa foi adquirida pela multinacional holandesa Philips, que desejava aumentar sua participação no segmento nacional de equipamentos voltados para a área médica. Em termos mundiais o mercado de soluções para diagnósticos cresce a taxas de 6% ao ano, enquanto no Brasil a expansão tem sido próxima a 30% ao ano nos últimos anos. | www.vmi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira