Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2009 - 09:30

Universidade Veiga de Almeida é selecionada para participar do Projeto Rondon

Instituição é a única do Rio escolhida pelo Ministério da Defesa para as operações em 2010.

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) foi a única universidade da cidade do Rio de Janeiro selecionada pelo Ministério da Defesa para participar do Projeto Rondon em 2010. Foram escolhidos projetos de 98 Instituições de Ensino, de 21 Estados brasileiros. “Ao participar do Rondon, a UVA reforça sua vocação de formar cidadãos comprometidos com o resto da sociedade, além de lançar no mercado profissionais altamente capacitados”, afirma o autor do programa da UVA, o professor e assessor comunitário Rogério Ribeiro.

Com um projeto voltado para as áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde, a UVA escolheu a pequena cidade de Antonio Gonçalves, a 100ª mais pobre do Estado da Bahia para participar da Operação Centro-Nordeste do Rondon.

Com a economia local baseada na mineração, a localidade possui cerca de 11 mil habitantes e o baixíssimo índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,62. Em janeiro, uma equipe composta por dois professores e seis alunos da UVA irá realizar a capacitação de lideranças locais, que serão os agentes multiplicadores e que, posteriormente, irão repassar as informações a outros moradores da região.

Realidade - Tendo como base um levantamento produzido pelo professor de Enfermagem Paulo Machado, que foi até a cidade verificar suas maiores carências, a UVA está fazendo os últimos ajustes em seu cronograma de trabalho, que terá duração de 15 dias. Com a ajuda de apostilas, CDs, folhetos e vídeos educativos, os rondonistas vão passar aos voluntários orientações sobre prevenção à gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), combate às drogas e ao alcoolismo, saúde bucal, empreendedorismo, direitos humanos e leis trabalhistas. “A cidade apresenta um grave quadro de vulnerabilidade e risco social. Encontramos crianças trabalhando em lixões, adolescentes grávidas, casos constantes de violência contra mulher e altos índices de pessoas com DSTs, tuberculose, doença de Chagas, dengue, esquistossomose e leischmaniose”, revela Paulo, um dos professores já escalados para coordenar a missão.

Rotina - Os estudantes e professores da UVA terão uma dura rotina durante na Bahia, atuando em situações adversas e com recursos escassos. “Para participar do Rondon, é necessário ter um espírito desbravador e solidário, já que Antonio Gonçalves é uma cidade muito pobre, que oferece pouca infraestrutura, tanto é que a equipe da UVA vai ficar instalada em uma sala de aula de uma escola municipal. Mesmo com as dificuldades, nossos rondonistas estarão agregando um capítulo à parte em suas histórias de vida”, garante Rogério.

O professor antecipa que o encerramento das atividades, previsto para 30 de janeiro, será com uma feira de serviços na Praça Central da cidade. “Faremos verificação da pressão arterial, testes de glicose, distribuição de preservativos, recreação com as crianças e apresentações da cultura local, como capoeira e ‘bumba meu boi’”, adianta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira