Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2007 - 09:14

Vanderlei Cordeiro de Lima será o porta-bandeira do Brasil no Rio 2007

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou no dia 14 (segunda-feira), que o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima será o porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, marcada para o dia 13 de julho, no Maracanã. Vanderlei é o atual bicampeão da Maratona dos Jogos Pan-americanos e medalhista de bronze da Maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas-04, onde foi atacado quando liderava a prova. “A escolha por Vanderlei Cordeiro foi como o líder da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura do Rio 2007 foi por tudo o que ele representa como símbolo dos ideais olímpicos: fair-play, garra e coragem. O Vanderlei encarna o espírito guerreiro de quem não se entrega nunca”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “É uma honra para o COB ter o Vanderlei como porta-bandeira da delegação brasileira. Faltando cerca de 60 dias para os Jogos, esse anúncio é um presente ao povo brasileiro”, disse Nuzman.

A superação de Vanderlei Cordeiro fez o atleta se transformar em herói olímpico ao receber a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas-04. Em Atenas, Vanderlei mostrou ao mundo o verdadeiro espírito esportivo. Ao ser atacado por um ex-padre irlandês quando liderava a maratona, Vanderlei se recuperou e ainda conseguiu a medalha de bronze olímpica. Por seu exemplo, o atleta recebeu a medalha Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional (COI). Vanderlei conquistou também o Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro no ano de 2004. “Fiquei muito surpreso com esse convite. Estou muito feliz e jamais esquecerei esse momento”, disse Vanderlei Cordeiro. “Sei que todos queriam estar no meu lugar, mas a Bandeira Brasileira vai estar em boas mãos. Já imagino o Maracanã lotado no dia da Cerimônia de Abertura”, completou o atleta.

Ex-bóia-fria, nascido em Cruzeiro do Oeste (Paraná) em 1969, criado com mais nove irmãos, Vanderlei Cordeiro de Lima trabalhou duro para tornar-se o atleta que é hoje exemplo do verdadeiro olimpismo. “Somente o esporte me deu e continua me dando a única oportunidade que tive na vida para ser alguém. Eu soube aproveitar essa oportunidade para fazer feliz não só a mim, mas toda a nação”, disse o porta-bandeira da delegação brasileira.

Além de medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-04, o maratonista é atual bicampeão dos Jogos Pan-americanos, por ter conquistado o ouro em Winnipeg-99 e Santo Domingo-03. Vanderlei foi campeão também da Maratona de Tóquio, em 1996, e da Maratona de Hamburgo, em 2004, entre outras conquistas. Para o Chefe da Missão Brasileira no Rio 2007, Marcus Vinícius Freire, Vanderlei Cordeiro é unanimidade. “Se fosse feita uma votação popular, o Vanderlei venceria com sobras. A imagem da chegada dele na maratona de Atenas, após ser atacado, é inesquecível”, disse Marcus Vinícius.

Os porta-bandeiras brasileiros das duas últimas edições dos Jogos Pan-americanos foram Maurício Camargo (vôlei), em Santo Domingo-03, e Robert Scheidt (vela), em Winnipeg-99.

Vanderlei Cordeiro de Lima, nasceu em 11/08/1969, em Cruzeiro do Oeste (PR), tem 1,68m de altura e pesa 54kg.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira