Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2009 - 05:40

Pesquisa ajuda a entender o comportamento dos jovens em relação a bebida

“Transgressão sob Medida” é o título de um novo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS. Sob coordenação dos professores André Cauduro D'Angelo e Cristiane Mafacioli Carvalho, o objetivo é identificar tendências, conhecendo os hábitos e as demandas dos consumidores e do mercado.

O tema escolhido para o primeiro estudo é a relação entre os jovens e a bebida. Através de pesquisa netnográfica, estudantes de Publicidade e Propaganda obtiveram informações que esclarecem pontos importantes sobre o assunto. De acordo com os resultados, beber é um motivo de socialização e muitas vezes até de orgulho - os jovens bebem reunidos e se destaca aquele que bebe mais em menos tempo. Esse hábito pode surgir em casa, quando os pais não só ignoram as consequências que essa prática pode trazer, como, em alguns casos, até incentivam o consumo.

O estudo mostrou outro ponto curioso. A geração de hoje vive em um mundo de total liberdade de expressão, de escolha e de ação. Por mais positivo que possa parecer, essa falta de limites resulta também em uma falta de perspectiva. Sem amanhã pré-determinado, o jovem valoriza mais o sentimento momentâneo e busca na bebida alcoólica o bem estar, por mais breve que seja, que ela pode lhe proporcionar.

O relatório Backup é a principal ferramenta para divulgação do trabalho que pretende uma continuidade, abordando diversas temáticas e linhas de pesquisa. A ideia é que tanto os núcleos do Espaço Experiência, quanto o próprio mercado possam se alimentar desse tipo de estudo, criando um canal de comunicação, informação e relacionamento.

Segundo a professora Cristiane, a diferença dessa para outras pesquisas de tendência é a preocupação em analisar a realidade local. “Em vez de buscar tendências em outros lugares, mesmo em outros países, como normalmente é feito, queremos antever comportamentos e demandas das pessoas e do mercado daqui, de Porto Alegre e região”.

O próximo Relatório Backup, que será bimestral, tratará de moda. “Mais do que falar sobre roupas, o que vão usar nesta ou naquela estação, queremos analisar a influência da moda no comportamento das pessoas”, esclarece Cristiane.

Para quem tiver interesse, vale a pena acompanhar o trabalho dessa galera pelo blog: http://eusoufamecos.pucrs.br/tendencias/, onde o relatório está publicado na íntegra.

Perfil do Núcleo de Tendências e Pesquisa - O Núcleo tem como principal característica a pesquisa voltada para a busca de tendências de mercado (consumo e comunicação). O sistema de busca de tendências é baseado no modelo cool hunter (caçadores de tendências), utilizado por agências e empresas de pesquisa, cuja finalidade é identificar movimentos dentro da sociedade que possam se transformar em comportamentos empregados pela maioria. | Por: Schariane Kozak

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira