Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2009 - 05:44

Cinco anos após o tsunami assassino, o Rotary continua a ajudar na reconstrução e recuperação das comunidades afetadas

Evanston, Ill. - Para Kerstin Jeska-Zimmerman, membro do Rotary Club de Gera, Alemanha, umas férias relaxantes em Sri Lanka cinco anos atrás se transformaram em um evento que mudou a sua vida quando ela se viu no meio de uma zona de desastre criada pelo tsunami devastador de 26 de dezembro de 2004.

Causado pelo terremoto ocorrido nas profundezas do Oceano Índico, o chamado Tsunami do Boxing Day matou quase 230.000 pessoas em onze países, deixando milhões de pessoas desabrigadas e causando bilhões de dólares de danos.

Jeska-Zimmerman imediatamente começou a analisar as necessidades, voltou para casa e mobilizou os Rotary Clubs da Alemanha, que rapidamente angariaram quase US$2,4 milhões em dinheiro e em doações, incluindo equipamento médico, remédios e transporte de carga. Em poucos dias, nove toneladas de suprimento médico de emergência deixaram a Alemanha, a maioria destinada a hospitais em Galle, Sri Lanka, onde ela presenciou a enorme necessidade.

Os membros do Rotary de todo o mundo – incluindo os da área do desastre -- responderam da mesma maneira. A instituição de caridade internacional de auxílio de desastres ShelterBox, apoiada pelos Rotary Clubs de todo o mundo, rapidamente angariaram $10,5 milhões para enviar 13.000 ShelterBoxes com barracas e outros suprimentos de emergência para Sri Lanka, Índia, Indonésia e Maldivas, o suficiente para abrigar 130.000 pessoas.

Com a participação das principais organizações de auxílio de desastre, o Rotary -- uma organização de serviço humanitário global se concentrou nos projetos de reconstrução e recuperação. Os 62 Rotary Clubs de Sri Lanka, onde 187 escolas costeiras foram destruídas, angariaram $12 milhões para a construção de 25 escolas.

Muitos projetos de recuperação na Indonésia, Índia, Sri Lanka e Tailândia receberam fundos do Rotary’s Solidarity do South Asia Fund, para o qual os Rotary Clubs contribuíram com quase $6 milhões. Entre eles, um centro de saúde e um centro de jovens na Província de Aceh na Indonésia.

Outros $484.000 recebidos foram na forma de doações equivalentes dos Rotary Clubs de outros países. Os projetos abrangem empreendimentos imobiliários, orfanatos, sistemas de água e saneamento, tecnologia de forno solar, sindicatos de crédito comunitário e substituição de redes de pesca destruídas.

E, quanto a Jeska-Zimmerman, ela voltou à Sri Lanka todos os meses de dezembro desde a ocorrência do desastre para inspecionar o hospital que os Rotary Clubs alemães essencialmente "adotaram" – e onde 40 a 70 bebês nascem por dia. Nesse ano, ela viajou em janeiro para coordenar um projeto de $300.000 que equipará duas novas salas de parto e duas salas cirúrgicas.

"A resposta foi incrível", ela disse, falando sobre o seu pedido inicial de ajuda. "A rede do Rotary pode mobilizar – apesar da total pane das comunicações – um movimento de doações sem precedentes a milhas de distância para ajudar as vítimas mais vulneráveis. Foi incrível".

O Rotary – uma organização de empresas e líderes profissionais reunidos em todo o mundo em prol do serviço humanitário – conta com mais de 1,2 milhão de membros em mais de 33.000 clubes em mais de 200 países e regiões geográficas. [www.rotary.org] | PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira