Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2007 - 09:31

Presidente da Lula e Nicanor inauguram as duas últimas unidades geradoras de Itaipu

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicanor Duarte Frutos inauguram em Foz do Iguaçu, na usina de Itaipu, no dia 21, às 16h, as duas novas unidades geradoras 9 A e 18 A, um investimento de US$ 184,6 milhões. A inauguração faz parte das comemorações de aniversário de Itaipu, que completa 33 anos no dia 17, quinta-feira.

Agora com suas 20 unidades em operação, Itaipu conclui o processo de construção da usina previsto no Tratado de Itaipu e dá início a uma nova fase, a de modernização das 18 unidades geradoras iniciais.

“A ampliação das unidades geradores chegou ao final, mas o processo de modernização, de manutenção, de ações para proteção do meio ambiente e de turismo continuam”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

Segundo Samek, com as 20 turbinas chega-se ao equilíbrio entre a média histórica de água que chega ao reservatório e a capacidade das unidades instaladas, além de preencher todos os espaços físicos previstos no projeto.

Além de Lula e Nicanor, foram convidados para a solenidade os presidentes Renan Calheiros, do Senado, e Arlindo Chinaglia, da Câmara Federal, entre outras autoridades, como o governador Roberto Requião e prefeitos da região Oeste.

A solenidade será na cota 108 (tampa dos geradores), onde será montado um palanque, com telões para a projeção de um filme preparado especialmente para a ocasião. O filme vai mostrar os benefícios trazidos pela integração binacional à população dos dois países. Também durante a solenidade, o Coral de Itaipu fará uma apresentação especial, cantando uma canção em homenagem aos barrageiros.

Inauguração marca fim da fase de construção - Quando os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Nicanor Duarte, inaugurarem oficialmente as unidades 9A e 18A, Itaipu chegará ao fim do ciclo de construção, iniciado em janeiro de 1975.

Para as unidades geradoras, o ciclo de instalação começou em 1984. Em 1991, as 18 unidades estavam operando, mas foram necessários mais 16 anos para que se concretizasse o que já estava previsto no Anexo B do Tratado de Itaipu, assinado em 1979 pelos governos do Brasil e do Paraguai.

Além das 18 unidades, diz o documento, "a Central poderá contar, utilizando o espaço disponível na casa de força, com até duas unidades geradoras de reserva, que serão uma de 50 Hz e a outra de 60 Hz”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira