Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2009 - 06:45

Novo Gama instala câmeras que detectam vandalismo, aglomerações e furtos


Sistema de 26 aparelhos IP da Axis e software inteligente disparam alarmes para avisar sobre incidentes; objetivo é deixar policiais livres para ações complexas.

Novo Gama - Em um dia de jogo de futebol, torcedores se aglomeram e arrancam orelhões, lixeiras e placas de sinalização em Novo Gama (GO), no Entorno de Brasília. A situação é hipotética, mas caso aconteça, a partir de agora, a polícia será imediatamente acionada e poderá identificar com precisão os responsáveis. Começou a operar no mês passado, na cidade, um sistema de monitoramento eletrônico inteligente.

Foram instaladas 26 câmeras IP da sueca Axis Communications, que transmitem o vídeo via rede. Elas enviam as imagens em tempo real, por meio de ondas de rádio, com tecnologia pré-WiMax.

O objetivo é aproveitar melhor o corpo de policiais da cidade. A prefeitura estima que cada câmera instalada liberará três homens para ações mais complexas. Eles passaram por treinamento para lidar com a nova tecnologia e com as atividades de monitoramento de imagens no recém-inaugurado GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal).

No local, monitores exibem as imagens ao vivo e disparam alertas assim que alguma anormalidade é detectada em algum dos pontos monitorados pelas câmeras – a maioria deles, locais de altos índices de criminalidade.

Com cerca 80 mil habitantes e situado na região do Entorno do Distrito Federal, Novo Gama experimenta uma demanda crescente de soluções de segurança pública. “Nesses últimos anos, essa tem sido a principal reivindicação da população da cidade, que sofre com o aumento da violência”, diz João Assis Pacífico, prefeito da cidade.

Robocop brasileiro - As câmeras instaladas no projeto, Axis 232D+, têm controle PTZ rápido, isto é, movem-se para os lados (Pan), para cima e para baixo (Tilt) e se aproximam (Zoom de até 18 vezes).

Com software de vídeo analítico, desenvolvido pela empresa paulista Eyes nWhere, elas podem ser programadas para desempenhar funções inteligentes – como analisar a quantidade habitual de pessoas ou de carros numa região e avisar quando esse número aumenta muito.

Para evitar furtos de objetos em vias públicas – placas de sinalização, orelhões ou lixeiras, por exemplo -, é possível programar as câmeras para avisarem assim que algum determinado elemento da cena for removido.

A câmera opera com baixa luminosidade e pode ser usada de dia ou de noite. Caso alguém tente tampar, quebrar ou pintar a redoma do aparelho, um alarme também avisa os policiais na central de monitoramento.

“Com a implantação do sistema de videomonitoramento, via câmeras IP, em áreas de concentração comercial, bancária, escolar, institucionais e nas principais vias de entrada e saída da cidade, será possível aplicar o policiamento ostensivo ininterruptamente nessas áreas”, diz o Prefeito de Novo Gama.

Esforço conjunto - Duas torres instaladas na cidade e uma antena repetidora dão sustentação para a rede sem fio usada pelas câmeras. Uma das vantagens desse formato é a mobilidade – os aparelhos podem ser removidos de um local para outro, conforme a necessidade.

Foram instalados também rádios Alvarion, que cobrem distâncias de até 50 km. A tecnologia sem fio pré-Wimax é a mesma utilizada em projetos na Europa e nos EUA.

A integração do projeto ficou a cargo da Proineg Soluções Tecnológicas. Segundo Anderson Santana, Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing da empresa, “a inteligência tecnológica é a mais nova aliada para prevenção e combate ao crime”. As câmeras Axis foram revendidas à Proineg pela Anixter do Brasil.

Coordenado pela Prefeitura Municipal de Novo Gama, o projeto contou com investimentos do Ministério da Justiça (MJ) e da contrapartida da Prefeitura de Novo Gama.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira