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15/05/2007 - 09:37

Vendas da Eternit crescem 11% no primeiro trimestre de 2007

Receita líquida foi de R$ 103,5 milhões e lucro líquido de R$ 5,4 milhões

A Eternit, empresa líder no setor de fibrocimento, registrou um aumento de 11% no volume de vendas de produtos acabados, no primeiro trimestre de 2007, atingindo 156,5 mil toneladas, acima da média dos dois últimos exercícios. As vendas do amianto crisotila alcançaram 72,1 mil toneladas, um crescimento de 52% em relação ao mesmo período de 2006 e de 17% comparado ao último trimestre de 2006. As exportações dessa matéria-prima foram o principal destaque, com alta de 75%, totalizando 49,5 mil toneladas no período. No mercado interno, o crescimento foi de 19%.

A receita operacional líquida consolidada teve um aumento de 28%, o que representou um total de R$ 103,5 milhões no primeiro trimestre, reflexo da aceleração da demanda interna da construção civil e do volume das exportações. A empresa registrou um incremento de 34% no custo dos produtos vendidos consolidado, influenciado pelo aumento de volumes em produtos acabados e amianto crisotila e pelo aumento do custo unitário do produto acabado, na ordem de 5%. Isso representou uma redução na margem bruta de 40% para 38%, no período.

O EBITDA consolidado de R$ 16,6 milhões ficou abaixo do montante registrado no mesmo período de 2006, com redução na margem de 21% para 16%. Em conseqüência, o lucro líquido sofreu o impacto do crescimento dos custos e despesas neste trimestre, totalizando R$ 5,4 milhões, contra R$ 7,1 milhões no mesmo período do ano passado.

De acordo com o presidente e diretor de Relações de Investidores da Eternit, Élio A. Martins, a empresa se mantém otimista para 2007, considerando as variáveis macroeconômicas favoráveis e o reflexo das medidas de incentivo adotadas para o setor, que tem como principal meta do Governo a redução do déficit habitacional no País. “Esse cenário permite que a companhia mantenha o foco no crescimento, o que possibilitará a sustentação da política de remuneração aos acionistas, com pagamento de R$ 25,8 milhões em proventos neste primeiro trimestre”, comenta.

As ações da Eternit (ETER3) encerraram o trimestre com valorização de 16% contra 3% do índice da Bovespa. No período acumulado de 12 meses, a Eternit valorizou 59%, bem acima do desempenho do Ibovespa, que registrou alta de 21%. Com isso, o valor de mercado da companhia atingiu R$ 520 milhões no dia 30 de março.

No primeiro trimestre, a Eternit investiu R$ 3,9 milhões, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Além do maior valor desembolsado, ocorreu uma modificação substancial no perfil de alocação de recursos, com 49% concentrados no aumento de produtividade. O objetivo foi garantir o pleno atendimento do crescimento apontado pelo mercado. No acumulado do exercício de 2006, os investimentos ficaram concentrados na área de manutenção, com 47% do total.

Responsabilidade corporativa - Com o objetivo de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento de uma estrutura social mais justa e sustentável, a Eternit acaba de aderir ao Pacto Global (Global Compact), da ONU (Organizações das Nações Unidas), programa que promove a defesa dos direitos humanos, dos direitos fundamentais do trabalho e da qualidade de vida das gerações futuras, alinhado às diretrizes de sustentabilidade. Esses valores são divididos em quatro grupos: Direitos Humanos, Direitos Fundamentais do Trabalho, Proteção Ambiental e Anticorrupção.

Uma outra iniciativa corporativa da empresa, o programa Portas Abertas, implantado em 2004, já recebeu mais de 13 mil visitantes até abril de 2007, entre estudantes, profissionais liberais, agentes governamentais e representantes de classes e entidades sociais. Somente no primeiro trimestre foram registradas 1.182 visitas nas cinco unidades produtivas do Grupo e na mineradora Sama. “Esse programa reforça a transparência da companhia em divulgar todas as informações relativas à utilização do amianto crisotila de forma controlada e responsável”, afirma Martins. Sobre a utilização dessa matéria-prima, o presidente da Eternit também destaca uma pesquisa iniciada pela USP, em parceria com Unifesp, Unicamp e outras instituições nacionais e internacionais, sobre o risco e efeitos na saúde, decorrentes da exposição ambiental ao amianto no Brasil, por meio da avaliação das concentrações dos níveis de fibras no ambiente e em casas cobertas com telhados de fibrocimento. “A pesquisa cientifica é de extrema importância para trazer todos os esclarecimentos sobre o tema para a soceidade”, completa.

Perfil da Eternit - Com 67 anos, a Eternit é umas das pioneiras na fabricação de telhas e caixas d´água no país e líder no mercado de fibrocimento. A empresa tem sede em São Paulo e cinco fábricas nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e Anápolis (GO), onde está a subsidiária Precon Goiás. Possui nove filiais nos municípios de Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Seus produtos são oferecidos em mais de nove mil pontos-de-venda em todo o Brasil. Uma das maiores mineradoras de amianto do mundo, a Sama S.A. Minerações Associadas, do município de Minaçu, em Goiás, compõe o grupo. Companhia de capital aberto, com ações na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, a Eternit também fabrica caixas d´ água em polietileno, placa cimentícia e Painel Wall.

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