Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2009 - 08:55

Convergência: Que bicho é esse?

Entenda o que é e como funciona na prática a convergência digital.

São Paulo – Como um exemplo bem claro do que é convergência digital, podemos citar os celulares que mais parecem computadores portáteis. Câmeras digitais, relógios, mp3 player, gravadores, conexão a internet, GPS, além, claro, de telefone móvel. Tudo isso em um único produto. Esse é o conceito de convergência: unificar vários serviços de tecnologia em um único produto, facilitando assim, a vida das pessoas.

Foi na década de 90, com o avanço das telecomunicações e com a popularização da internet, que o conceito de convergência digital passou a fazer parte do vocabulário das pessoas também fora do ambiente corporativo. São inúmeros os exemplos de que podemos lembrar para definir o que é convergência digital e como elas estão aplicadas em nosso dia-a-dia, como pagar uma conta na internet e receber a confirmação pelo celular; poder escolher sua programação na TV digital e em quais horários você quer vê-la; ler jornais e revistas, ouvir rádio, ver TV - tudo pela internet, são outros exemplos.

Existem cinco tipos principais de convergência: a convergência tecnológica; a convergência de redes; a convergência fixo-móvel; convergência de serviços e a convergência de terminais.

1) Convergência Tecnológica - Termo genérico para convergência digital. Consiste no desenvolvimento e comercialização de soluções de tecnologias convergentes como redes, serviços ou terminais.

2) Convergência de redes - É a unificação entre duas ou mais redes distintas em uma única, capaz de fornecer todos os serviços prestados pelas outras redes. Um exemplo é a convergência entre voz e dados, conhecida como voz sobre protocolo IP (VoIP). Já está sendo incorporado a esses serviços, vídeo e multimídia e a essa junção (voz, internet e televisão) dá-se o nome de Triple Play.

3) Convergência fixo-móvel - Esse método é o que menos se desenvolveu nos últimos anos. As operadoras de telefonia ainda encontram muitas dificuldades em criar tecnologias para colocar em prática a convergência entre telefonia fixa e móvel.

4) Convergência de serviços - É você poder fazer o mesmo serviço através de diferentes meios como, por exemplo, pagamentos de contas que só podiam ser feitos no caixa, já são realizados pela internet ou telefone.

5) Convergência de terminais - Através de um único meio, pode ter acesso a redes e serviços diversos. Um ótimo exemplo é a nova mania das pessoas – os celulares smartphones.

A Voitel – empresa de serviços de comunicação multimídia – já provê seus serviços de telecomunicações utilizando uma plataforma que faz uso da convergência digital com a rede NGN (Next Generation Network). “Com a convergência, outra grande vantagem que surgiu foi a integração dos sistemas de telecomunicações com os sistemas de informações, motivando o desenvolvimento de muitas soluções inteligentes para facilitar as nossas vidas”, analisa Francisco Neto, Diretor de Tecnologias e TI da Voitel. Nesta mesma rede é possível trafegar dados e outras mídias de comunicação, transportando todas as informações e serviços (voz, dados e todos os tipos de mídias como o vídeo), em formatos de pacotes, tal como é feito o tráfego de dados na internet. “Isso significa que na mesma infraestrutura de rede que é originalmente utilizada para dados, podemos levar voz simultaneamente, otimizando os recursos”, esclarece Neto.

A NGN permitiu que recursos de transporte de rede fossem melhorados. Onde antes passavam 30 ligações simultaneamente, agora são possíveis 60 ou até mais. O Unified Messaging, por exemplo, é um serviço de convergência que permite que uma pessoa seja alcançada por vários sistemas de comunicação. Voz, fax, e-mail e voice-mail são ligados a um único número de telefone. O usuário pode receber um fax ou um voice–mail nesse número e, caso esteja ocupado, a mensagem será transferida como um documento anexado a um endereço de e-mail.

A convergência estará cada vez mais próxima das pessoas e, com certeza, longe de ter um final. Quanto mais as tecnologias se desenvolvem, mais irão aparecer novos facilitadores de interatividade e serviços integrados, sempre com mais vantagens para a população.

Perfil - A Voitel atua no mercado brasileiro desde 1998, oferecendo uma gama completa de serviços de comunicação multimídia convergentes – NGN -, sua moderna infraestrutura trouxe ao mercado avanços tecnológicos na transmissão de voz, dados e imagens em tempo real. Os serviços avançados oferecidos pela empresa são divididos em produtos de Voz e de Conferência. É autorizada pela Anatel e possui as licenças – STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) e SCM (Serviço de Comunicação Multimídia).

Atendendo todo o território nacional e mais de 50 países, a Voitel oferece soluções para o mercado corporativo que permitem: www.voitel.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira