Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2009 - 08:56

Com CAD, precisão da engenharia chega à agricultura

SolidWorks, da Dassault Systèmes, ajudou a Pedertractor a reduzir seu ciclo de desenvolvimento em pelo menos 50% e a aprimorar a qualidade dos serviços e das peças que abastecem alguns dos maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo.

No agronegócio internacional, o Brasil se destaca. Além de ter terra de sobra para cultivo, o país conta com um parque diversificado de produção de máquinas agrícolas, do qual participam os maiores fabricantes globais. Mas essa rede não seria tão eficaz sem a colaboração de parceiros locais capacitados e equipados com as melhores tecnologias disponíveis. Pelo menos em um deles, a Pedertractor, a história da busca por qualidade e desempenho conta com uma ajuda de peso: a do software CAD SolidWorks.

Desde que começou a ser utilizado, o SolidWorks deu novo ritmo à produção da empresa. “Estimamos que o tempo gasto no ciclo de desenvolvimento de uma peça tenha caído em pelo menos 50%”, conta Reinaldo Campanhã, responsável pelo setor de Engenharia. O número de rejeições – casos em que um protótipo ainda não atende às especificações e precisa ser refeito – também caiu, graças à precisão oferecida pelo software.

A história da Pedertractor Indústria e Comércio começou em 1977 em Pederneiras, cidade do interior paulista com cerca de 40 mil habitantes e que se situa no centro de uma das principais áreas de cultivo de cana-de-açúcar do país. A aposta na qualidade e na proximidade com os principais consumidores deu certo. Em pouco mais de 30 anos, a empresa evoluiu de uma pequena oficina para um centro de engenharia e produção que hoje tem 169 mil metros quadrados e emprega mais de 700 trabalhadores.

Parte do segredo desse sucesso se deve à estreita e permanente colaboração entre a Pedertractor e os grandes fabricantes de máquinas para agricultura e construção civil pesada. No início, ela produzia peças quase que exclusivamente para a antiga Equipamentos Clark-Mac, que chegou a Pederneiras pouco antes, em 1975 (e que, na década de 1980, seria absorvida pela Volvo). Hoje sua lista de clientes é bastante diversificada e inclui, além da Volvo, nomes como Caterpillar, Case, Jacto e New Holland, entre outros.

São para empresas desse porte que os técnicos e engenheiros da Pedertractor elaboram as ferramentas, as peças e as técnicas necessárias para levar um componente do mero projeto à linha de produção em massa, e oferecem serviços especializados em dobra, corte laser, tubos curvados, estamparia, fosfatização, solda de conjuntos e pintura líquida. Além de ser encontradas em tratores e colheitadeiras, as peças da Pedertractor equipam também caminhões pesados fora-de-estrada, como os que são utilizados em campos de mineração e grandes obras. Em alguns casos, a Pedertractor chega a se encarregar da montagem de todo o chassi.

No protótipo, a precisão - Na Pedertractor, a precisão faz parte do dia-a-dia – daí a escolha do CAD SolidWorks. Assim que recebe um projeto do cliente, a equipe de engenheiros da empresa precisa criar um protótipo e detalhar a técnica e os procedimentos necessários para sua produção em massa. “Nosso trabalho é garantir que o componente funcione em harmonia com o conjunto do maquinário”, detalha Reinaldo Campanhã, responsável pelo setor de Engenharia. “É preciso fazer simulações, verificar o encaixe, produzir e validar protótipos, até que nos certifiquemos de sua qualidade”.

A parceria entre Pedertractor e DS SolidWorks é resultado dessa busca pelo aperfeiçoamento das técnicas de projeto e de produção. O software que até dois anos atrás rodava nos computadores da empresa – o Inventor, da Autodesk – prestara bons serviços, mas já deixava a desejar. “Sofríamos diariamente com as limitações de velocidade do programa e, nos projetos mais complexos, o PC chegava a travar”, relembra Vagner Soares, desenhista-projetista da Pedertractor.

As 45 licenças do software CAD 3D SolidWorks – distribuídas entre as versões Standard, Professional e Premium – chegaram para resolver o problema. Também ajuda a consultoria prestada pela IST Sistemas, revenda da DS SolidWorks, na forma de automação de tarefas, treinamento e suporte técnico. “Temos hoje menos pessoas dedicadas a um projeto e que, com o SolidWorks, passam a produzir muito mais.”

Menos rejeições, mais rapidez - Mas os benefícios não pararam por aí. Os casos em que um protótipo precisa ser refeito também caiu, graças ao SolidWorks. “Em outros softwares, podemos encontrar eventualmente imperfeições na hora de planificar um desenho 3D”, considera Campanhã. “Isso não acontece com o SolidWorks. As vistas (projeções em 2D dos modelos 3D) têm suas medidas respeitadas em nível de décimos de milímetro, qualidade exigida para que uma peça entre em produção. Além disso, os gráficos produzidos pelo software são de grande qualidade.”

Campanhã e Soares não deixaram de lembrar que outro diferencial importante do SolidWorks foi a interface – que, além de simples, está totalmente em português, incluindo os tópicos de ajuda (Help). “Hoje, qualquer técnico é capaz de interpretar e ler as instruções do software, o que não ocorria com as outras ferramentas que utilizávamos”, ressalta o desenhista. “E encontrar os recursos desejados do software entre as diversas opções do menu também é mais fácil.”

Os algoritmos de simulação do SolidWorks têm ajudado a Pedertractor em outro trabalho bastante delicado: a simulação de resistência do material. Segundo Soares, os outros softwares ofereciam o recurso de forma limitada, e eram difíceis de utilizar. O SolidWorks permite que os técnicos e engenheiros façam cálculos de fadiga do material, conciliando a funcionalidade exigida da peça com as especificações de projeto relativas a peso, material, estrutura e custo.

E, contrariando o ditado, em casa de ferreiro o espeto pode ser de ferro, sim – tudo projetado com alta tecnologia. A Pedertractor tem utilizado o SolidWorks não apenas para projetos de clientes, como também para elaborar seu próprio ferramental, como os utilizados no processo de conformação (dobra de metal). “São ferramentas que nós mesmos utilizamos para a produção de protótipos, e que vão dar mais precisão ao trabalho que desenvolvemos”, resume Campanhã. Sinal de que, com o SolidWorks, os ganhos em produtividade não conhecem limites.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira