Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2009 - 08:56

Nicarágua obtém implementação de rede WiMAX móvel em tempo recorde

Estudos apontam carência de pelo menos 300.000 conexões banda larga no país.

A Yota da Rússia, desenvolvedora e provedora de serviços móveis e uma das líderes mundiais em tecnologia WiMAX™ móvel (4G), anunciou o início dos testes de acesso à rede móvel de banda larga de 4ª geração para acesso à internet em Manágua, capital da Nicarágua. A implementação da rede da Yota foi feita em tempo recorde –três meses desde o início das construções.

Durante a coletiva para a imprensa, que contou com a participação de representantes do WiMAX Forum, Intel e Samsung, os sócios estratégicos da Yota compartilharam os detalhes do projeto e suas perspectivas.

Ricardo Olarte, Diretor do Distrito Cone Norte para a América Latina da Intel, comentou que “a penetração da banda larga na América Latina é muito baixa e que a iniciativa que a Nicarágua está adotando lhe permitirá dar um salto importante na adoção de novas tecnologias, posicionando-a na vanguarda e gerando um efeito positivo tanto nas pessoas, como nas empresas, para melhorar a competitividade do país”.

Em julho de 2009, a licitação pública internacional para o espectro de 2.5-2.7 GHz foi anunciada com a intenção de fornecer serviços de comunicações com o padrão WiMAX™ móvel em todo o território da Nicarágua. A Yota venceu a licitação. “A implementação desse projeto, que é basicamente a transição das comunicações discadas e do serviço ilimitado de telefonia fixa para a tecnologia 4G, prepara o terreno, em tão curto espaço de tempo, para significativos efeitos sociais na Nicarágua”, declarou o Dr. Mo Shakouri, Vice-presidente e membro do conselho do WiMAX Forum.

A Yota começará a operar na Nicarágua com o serviço de Internet sem fio de banda larga. Para chegar ainda mais longe, a empresa planeja incrementar o número de serviços, concentrando-se particularmente na transmissão de voz com alta qualidade, algo determinado pela demanda do mercado.

“A expansão da rede na Nicarágua em tempo recorde é uma indicação de que a Yota acumulou grande experiência e provou a qualidade da sua infra-estrutura baseada em equipamentos da Samsung. Isso permite que a Yota possa crescer extremamente rápido em qualquer país do mundo”, comentou o Dr. Hung Song, Vice-presidente de Marketing Global da Samsung Electronics.

Os serviços da Yota, desenvolvidos durante o projeto da Yota na Rússia, e vários tipos de equipamentos para usuário final, estarão disponíveis aos assinantes, tanto para os usuários finais como para as empresas: modens USB e roteadores. O dispositivo fixo VoIP desenvolvido especialmente para a Nicarágua, assim como a linha de dispositivos portáteis econômicos (Netbooks) fabricados por um líder mundial, serão lançados no mercado nacional com o módulo Intel® WiMAX/Wi-Fi integrado.

Todos os dispositivos estarão disponíveis em meados do próximo ano, quando qualquer pessoa que deseje poderá utilizar o serviço de Internet de maneira gratuita até o lançamento comercial da rede da Yota, que está programado para meados de 2010.

“Vemos um grande potencial em nosso projeto aqui na Nicarágua. A demanda por serviços de comunicações nesse país é enorme. Segundo estudos recentes, o país clama por telefonia e por pelo menos 300.000 novas conexões à Internet”, disse Yegor Ivanov, Vice-presidente de desenvolvimento da Yota. Além da Nicarágua, a Yota inclui a América Latina, a CEI, bem como uma série de países na Ásia e na África, um total de 75 países, dentro do seu plano de expansão internacional em 2009. A empresa planeja aumentar o volume de investimentos a USD 1,5 bilhões até o final de 2010.

Perfil - A Yota é uma empresa russa desenvolvedora e provedora de serviços inovadores de telecomunicações móveis. A Yota é uma das empresas líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologias 4G e na implementação de redes baseadas nessa tecnologia. A empresa fornece conexão rápida à Internet e uma série de serviços adicionais baseados em sua própria rede.

A Yota começou a prestar serviços móveis de banda larga com a tecnologia 4G na Rússia em 2009 e alcançou o ponto de equilíbrio no último mês de outubro, em menos de cinco meses. Na primeira metade de outubro, a base de assinantes da empresa superou os 200.000 usuários ativos a um ritmo de 2.500 clientes novos por dia.

A Yota é membro da associação internacional WiMAX Forum, que reúne as empresas provedoras de serviços e desenvolvedoras de tecnologias 4G de todo o mundo. | Site em www.yota.ru/es.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira