Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2009 - 09:07

Projeto social beneficia cerca de dez mil pessoas na capital mineira

O "Viva a Cultura" tem o objetivo de trabalhar auto-estima, a motivação e a superação de pacientes e profissionais da saúde em Belo Horizonte (MG).

A cidade de Belo Horizonte (MG), tem atualmente mais de 70 hospitais públicos e privados, porém quatro destes hospitais e um asilo contam com uma ação social diferenciada, é o projeto "Viva a Cultura". O projeto leva aos pacientes e até mesmo aos funcionários dos hospitais e asilos conteúdo cultural para melhorar a auto-estima. A contação de histórias é atualmente bastante difundida pelo Brasil e o "Viva a Cultura" busca conteúdos de contos da literatura universal com profundo apelo moral e ético para auxiliar na recuperação de pacientes e provocar a motivação nos funcionários.

A equipe de voluntários do "Viva a Cultura" está em seu terceiro ano de trabalho visitando hospitais e asilos para contar histórias e trazer alegria aos pacientes. Na edição deste ano, funcionários dos hospitais e asilos também foram atendidos pelo projeto. "Nosso projeto busca a qualidade e não quantidade, porém conseguimos atingir um número enorme de pessoas beneficiadas. O projeto trabalhou resgatando a auto-estima dos pacientes. Muitas das vezes esta pessoa que está no hospital não tem ninguém da família para visitar. Nosso trabalho é maravilhoso. Neste semestre estamos trabalhando também com os funcionários para que eles fiquem motivados e possam dar melhor atendimento aos pacientes", conta Margarida Almada do ISCEBRA, Instituto Sócio-Cultural e Ecológico, que é responsável pelo projeto "Viva a Cultura".

Para os parceiros do projeto, o trabalho do "Viva a Cultura" é extremamente importante. "Ficamos muito felizes de participar de um projeto social tão bonito e gratificante. O grupo trabalha a auto-estima e a superação dos pacientes. Melhorando a qualidade de vida das pessoas, alinhado com uma de nossas diretrizes", conta Ítalo Melo, gerente de trade marketing do Laboratório Teuto, que é um dos patrocinadores do projeto.

Para Margarida Almada, que cuida do projeto, esta ação social permite que muitas pessoas sejam atingidas pelas belas histórias com cunho de superação. "Não só pacientes ficam para ouvir nossas contações de histórias. Familiares e acompanhantes também gostam de ouvir e isso é fantástico para nós que trabalhamos no projeto. Na Casa Aura, por exemplo, ficam crianças com câncer acompanhadas da mãe ou algum acompanhante e ajudar estas famílias nos é muito gratificante", conta Almada. O projeto "Viva a Cultura" aconteceu em três hospitais e um asilo de Belo Horizonte. "Este ano conseguimos um número muito alto de pessoas beneficiadas, foram mais de 10 mil pessoas", encerra Margarida. O projeto fez ao todo 27 atendimentos durante o segundo semestre de 2009. Confira os locais onde o "Viva a Cultura" atendeu durante o ano de 2009: Hospital Risoleta Neves - Bairro Laranjeiras | Asilo Amigo Presente - Bairro Serrano | Hospital do Câncer Infantil Casa Aura | Hospital Júlia Kubitscheck – Bonsucesso | Santa Casa de Misericórdia - Santa Efigenia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira