Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2009 - 09:17

Petrobras e Halliburton firmam acordo de cooperação tecnológica


A Petrobras e a Halliburton - empresa da área de suprimentos em tecnologia e soluções para a indústria de petróleo e gás – assinaram acordo de cooperação tecnológica voltado para a pesquisa e desenvolvimento dos reservatórios no pré-sal. Foram negociados três projetos de pesquisa: tecnologias para determinação de contaminação de amostragem de fluidos de fundo de poços; simulação em laboratório do comportamento de produção de poços; cimentação em formações de sal e CO2. Além disso, há, ainda, outros doze projetos sendo negociados. O acordo tem duração de três anos, podendo ser renovado por igual período. A Petrobras prevê investir cerca de US$ 15 milhões nos projetos.

A cerimônia de assinatura do acordo, realizada na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, contou com as presenças do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella; da gerente executiva de Engenharia de Produção do E&P, Solange Guedes; do gerente executivo do E&P-PRESAL, José Miranda Formigli Filho; do gerente geral do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Ricardo Luís Beltrão, representando o gerente executivo do Cenpes, entre outros gerentes do E&P e do Cenpes. A Halliburton foi representada pelo presidente Global de Negócios e Tecnologia, Thimothy Probert; pelo presidente da empresa no Hemisfério Ocidental, James Brown; pelo diretor de Operações no Brasil, Cidar Mansilla; pelo diretor Global para a Petrobras, Reinaldo Rezende, além de outros executivos.

A carteira de projetos estabelecida a partir do acordo de cooperação tecnológica entre as duas empresas resultará na implantação, em 2011, do Centro de Tecnologias e Soluções Halliburton Brasil, no Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. Esse centro fará parte da rede de excelência tecnológica da empresa e é o primeiro a ser instalado no Hemisfério Sul. A rede de excelência é composta por sete centros espalhados pelos mais diversos países, tais como Estados Unidos, Canadá, Índia e Cingapura. De acordo com o diretor executivo da Halliburton, Cidar Mansilla, o centro tecnológico deverá abrir algumas centenas de vagas para técnicos brasileiros, especialmente na área de pesquisa e desenvolvimento.

Para o diretor de E&P, Guilherme Estrella, a parceria entre a Petrobras e Halliburton contribuirá para a superação dos desafios que se apresentarão nos próximos anos para a companhia, não apenas no pré-sal, mas em diversos outros projetos. Ele lembrou ainda que desde os anos 60 a Halliburton vem contribuindo para os avanços da Petrobras nas atividades de exploração e produção, inicialmente na Bacia do Recôncavo, na Bahia. “Vejo esse acordo como um novo e importante passo na relação entre a Petrobras e a Halliburton”, disse o diretor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira