Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2009 - 09:42

Lula e Cabral inauguram metrô em Ipanema e conexão direta Pavuna-Botafogo


Às vésperas do Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral entregaram aos cariocas duas importantes obras de infraestrutura: a Estação General Osório, que integra o bairro de Ipanema ao sistema metroviário da cidade, e a Conexão Direta Pavuna-Botafogo, unindo as linhas 1 e 2 do metrô, no dia 21 de dezembro (segunda-feira). Lula e Cabral testaram a nova composição da Zona Sul em uma viagem até o Maracanã, onde inauguraram a estátua do jornalista João Saldanha na Calçada da Fama do estádio.

A primeira parada do presidente e do governador foi a tão aguardada Estação Ipanema - General Osório, que está pronta para receber diariamente cerca de 80 mil pessoas. Resultado do projeto de expansão da Linha 1 do metrô, a nova estação garante a reurbanização do entorno da Praça General Osório e a construção do elevador panorâmico de 75m, que ligará o Complexo do Cantagalo, em Copacabana, a Ipanema a partir de abril de 2010. O Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investiram aproximadamente R$ 420 milhões nas intervenções, iniciadas em 2007.

- É importante que o povo saiba que estamos realizando um trabalho muito sério para tentar recuperar o Rio de Janeiro, que significa muito para todos os estados do país. O Rio é a cara mais visível do Brasil em qualquer lugar do mundo. Quando inauguramos uma estação do metrô que demonstra o que tem de mais sofisticado do ponto de vista de transporte de massa, isso não seria possível sem um governador como o Sérgio Cabral. A estação, que fica em um dos locais mais chiques da cidade, também terá um elevador para os moradores de locais carentes - declarou Lula.

A estação de Ipanema, que ocupa uma área de 20 mil m2 a 20 metros abaixo do nível da rua, foi projetada para servir de referência no quesito acessibilidade. Os usuários contam com 12 elevadores e 22 escadas e esteiras rolantes, além de quatro diferentes entradas: Praça General Osório e ruas Sá Ferreira, Jangadeiros e Teixeira de Melo. Esta última passagem será inaugurada em abril e ganhará um prédio nos moldes do Rio Poupa Tempo. O empreendimento também facilitará o acesso à Estação Cantagalo através do elevador. Os 22 mil moradores das comunidades do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho serão beneficiados.

- Essa estação é um sonho de mais de 30 anos. O presidente Lula tem conseguido tirar do papel muitos outros sonhos do nosso estado. São três anos de conquistas. Tiramos do papel obras importantes como o Arco Rodoviário, a planta de Angra 3 e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Há investimentos nas áreas de Saúde, Segurança, Transporte, Educação e Saneamento em muitas comunidades carentes do Estado do Rio. Por isso, quero agradecer ao presidente - ressaltou o governador Sérgio Cabral.

A moderna Estação General Osório foi transformada em uma verdadeira galeria de arte. No acesso da Rua Teixeira de Melo, os usuários podem conferir os mosaicos Comunidade, dignidade, cidade, Bossa nova e Crianças do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho fazendo artes no metrô. Painéis sobre a Banda de Ipanema, o bloco carnavalesco Simpatia é Quase Amor e a Feira Hippie também dão estilo à estação. Pinturas em alusão à arte rupestre completam a grande obra.

Conexão Pavuna-Botafogo - Depois de inaugurar uma das obras mais sonhadas pelos cariocas, Lula e Sérgio Cabral viajaram para a Estação Maracanã no novo trem de Ipanema e conferiram a conexão direta Pavuna-Botafogo. Os usuários da Linha 2 poderão seguir da Pavuna para a Zona Sul sem ter que fazer baldeação na Estação Estácio. A conexão funcionará em sistema de pré-operação e será implantada de forma gradual até o dia 22 de fevereiro. Os trens da Linha 2 farão a ligação direta no horário de maior movimento: das 17h às 19h, nos dias úteis.

Com a extensão da linha em plena operação, os 250 mil passageiros não precisarão trocar de trem para chegar ao Centro e à Zona Sul, o que irá gerar uma economia de 13 minutos no trajeto. As composições da Linha 2 também ganharão carros extras: serão seis trens. Na Linha 1, os usuários poderão contar com cinco carros. Outro beneficio da nova linha, que foi inaugurada três meses antes do previsto, será a redução de intervalos entre trens, que cairá para dois minutos e quarenta e cinco segundos nos horários de pico, entre as estações Central e Botafogo.

- A Linha 1 A é fruto da renovação da concessão, onde a empresa já encomendou novos carros. O tempo de espera ainda cairá. É um momento histórico. Fiquei encantado com essa solução, que tira do sufoco milhares de pessoas do subúrbio e da Baixada Fluminense. Era um sofrimento para a população. Essa também é uma conquista que devemos agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva - disse Cabral.

A Conexão Direta faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1,15 bilhão do Metrô Rio, assumido pelo governo estadual em dezembro de 2007. A concessionária está investindo em melhorias e expandindo sua atuação. A empresa já modernizou o Centro de Controle de Tráfego e comprou 19 novos trens, que chegarão em 2011 para compor a Linha 2. Em março de 2010, o Estado entregará a Estação Cidade Nova e uma nova passarela até a Prefeitura do Rio. Até o ano de 2014, a população terá à disposição a Estação Uruguai, na Tijuca. Essas ações ajudarão a duplicar a oferta de lugares no metrô de 550 mil para 1,1 milhão por dia.

Os ministros das Cidades, Marcio Fortes; e da Casa Civil, Dilma Rousseff; o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; o jornalista Sérgio Cabral; os secretários de Transportes, Julio Lopes; e de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; as secretárias de Assistência Social, Benedita da Silva; do Ambiente, Marilene Ramos; e de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, acompanharam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral nas solenidades desta segunda-feira. | Por: Marcelle Colbert/Secom

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira