Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2007 - 09:47

POLI/USP encerra inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva

Últimos dias para concluir a turma 2007 do Mestrado Profissional. Único curso da USP nesta modalidade, seus participantes acumulam prêmios em Congressos, promoções nas empresas e conquistam oportunidades no exterior.

O mercado automotivo está aquecido tanto em termos de produção de veículos quanto em contratação de engenheiros. Se de um lado as montadoras se organizam criando terceiros turnos e horas extras a fim de aumentar a produção, do outro lado os centros de engenharia e de tecnologia utilizam de sua rede de contatos (networking) para identificar e conquistar engenheiros qualificados. “A procura por engenheiros especializados é grande. A General Motors, por exemplo, divulgou que pretende preencher 250 vagas ainda neste primeiro semestre. Profissionais que acumulam diferenciais são os mais cobiçados”, relata o prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da POLI/USP.

A POLI/USP, responsável pelo único curso de pós-graduação stricto sensu da área automotiva do Brasil, já formou mais de uma centena de especialistas. São, em quase sua totalidade, engenheiros com 5 e 10 anos de formados, com boa experiência profissional, que encontram no Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva um curso que reúne conteúdo amplo, aprofundado, no qual os problemas reais da empresa são discutidos e trabalhados como projetos das disciplinas. O Supervisor Técnico da Ford Motor Company, Eude Cezar de Oliveira, desenvolveu durante o curso de Mestrado Profissional da POLI, estudo sobre o uso de veículos elétricos híbridos e comprovou ser possível reduzir emissões de poluentes e economizar até 15% em combustível. Este projeto recebeu Menção Honrosa como melhor trabalho no tema no Congresso da SAE Brasil 2006. Com gosto pelo desafio de desenvolver pesquisas, Eude Cezar também participou, em abril passado, do SAE 2007 World Congress, em Detroit, Michigam (EUA), onde apresentou seus novos estudos.

Para Jairo de Lima Souza, da Scania, o Mestrado Profissional apresentou-se como uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, em particular lapidando um projeto que havia desenvolvido para a companhia, na área de embreagens. O tema de sua dissertação foi “Investigação das falhas do sistema de acionamento de embreagem do tipo cilindro escravo concêntrico em veículos comerciais pesados sob as condições operacionais do mercado brasileiro”. Segundo o engenheiro, este projeto apresentou melhorias significativas para o sistema de embreagem e a eventual continuidade da linha de pesquisa, certamente trará benefícios para os sistemas de freios automotivos. Recém obtido seu Mestrado, Jairo recebeu o convite para chefiar uma equipe da companhia na Suécia, formada por 13 engenheiros, sendo 11 suecos e 2 iranianos.

“O Brasil está precisando de engenheiros aptos a trabalhar com os desafios de um mercado globalizado. O profissional precisa ser auto-motivado a aprofundar seus conhecimentos, buscar soluções, acompanhar pesquisas e desenvolvimentos, e mais do que isso, também contribuir com novos desenvolvimentos. O Mestrado Profissional da POLI é a porta de entrada para trafegar, com destreza, nesse novo tempo”, enfatiza Ronaldo Salvagni.

Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da POLI/USP | Inscrições: Até 18 de maio de 2007 | Tel/Fax: (11) 3817-5488 | e-mail: [email protected] | site: www.poli.usp.br/automotiva

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira