Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Banco do Nordeste, Jobim Music e Good Ju-Ju lançam o Cancioneiro Humberto Teixeira para homenagear o Doutor do Baião no Rio de Janeiro e Fortaleza


Fortaleza – Nascido em Iguatu, no sertão cearense, em 5 de janeiro de 1915 e falecido no Rio de Janeiro em 3 de outubro de 1979, o compositor Humberto Teixeira é o criador, com Luiz Gonzaga, do gênero que revolucionou a música popular brasileira e permanece influente e admirado pelas novas gerações: o Baião.

Além disso, Humberto Teixeira é o autor de “Asa Branca” (também com Gonzagão), um dos maiores clássicos da MPB, e de um vasto repertório de canções eternas – como “Assum Preto”, “Baião”, “Dezessete Légua e Meia”, “Dono dos Teus Olhos”, “Estrada do Canindé”, “Juazeiro”, “Kalu”, “Légua Tirana”, “Lorota Boa”, “Mangaratiba”, “No Meu Pé de Serra”, “Orélia”, “Paraíba”, “Qui Nem Jiló” e “Respeita Januário”, entre muitas outras.

Para homenagear a memória cultural deste que é um dos mais representativos e prolíficos compositores da música popular brasileira, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Jobim Music e a Good Ju-Ju divulgam em conjunto o Cancioneiro Humberto Teixeira, realizando dois eventos de lançamento neste mês.

O primeiro acontecerá em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro –fone: (85) 3464.3108), no próximo dia 22 (Dia da Música), às 19 horas. E o segundo, no Rio de Janeiro, na livraria Argumento (rua Dias Ferreira, 417 – Leblon – fone: (21) 2239.5294), às 20 horas.

No cineteatro do CCBNB-Fortaleza, haverá uma palestra do cantor e compositor Fausto Nilo, grande admirador de Humberto Teixeira desde a infância, contextualizando vida e obra do artista. Em seguida, serão realizadas apresentações instrumentais de dois virtuoses cearenses (o violonista Nonato Luiz e o pianista Antonio José Forte), revisitando o repertório autoral de Humberto.

Os eventos de lançamento contarão com as presenças de Denise Dummont (atriz, filha de Humberto Teixeira), Ana Lontra Jobim (fotógrafa e cantora, viúva de Tom Jobim), Ricardo Cravo Albin (escritor, musicólogo e historiador) e Roberto Smith (presidente do BNB).

Concepção do projeto foi de Tom Jobim - Com patrocínio exclusivo do BNB, a obra bilíngüe – primorosamente editada em Português e Inglês pela Jobim Music e a Good Ju-Ju – resgata a trajetória e a produção poético-musical de Humberto Teixeira, compreendendo dois volumes: um traz a riquíssima biografia do compositor cearense; e o outro reúne obras escolhidas do autor, com transcrição de 41 partituras e arranjos elaborados por Wagner Tiso.

Com concepção sonhada pelo maestro soberano Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, produção executiva de Ana Lontra Jobim e coordenação editorial de Denise Dummont, o Cancioneiro Humberto Teixeira conta ainda com supervisão musical de Paulo Jobim (filho de Tom), design gráfico de Gringo Cardia, prefácio de Tárik de Souza, introdução de Sérgio Cabral, texto de Ricardo Cravo Albin e apresentação de Roberto Smith.

Além de resgatar a trajetória do grande compositor brasileiro, sua parceria com Luiz Gonzaga, sua poesia e sua música, a edição de luxo, composta por um livro de biografia e outro de partituras, reúne 41 músicas mais representativas de sua obra.

Essas obras atravessaram gerações e continuam sendo gravadas através dos anos por nossos artistas mais importantes, a exemplo de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Fagner, Elba Ramalho, Dominguinhos e Alceu Valença, entre outros.

Criador do Baião, ritmo genuinamente brasileiro, que conquistou o mundo antes da Bossa Nova e da Tropicália, Humberto Teixeira traçou uma das mais brilhantes passagens na história musical do Brasil.

Foi advogado e deputado federal pelo Ceará. Criou a Lei Humberto Teixeira para divulgar a arte brasileira no exterior, lutou pelos direitos autorais, tendo sido presidente da União Brasileira dos Compositores (UBC), fundou o Serviço de Defesa do Direito Autoral (SDDA), a Academia Brasileira de Música Popular e o Clube da Chave. Por sua natureza intelectual e acadêmica, ganhou o título de Doutor do Baião.

Os eventos dos lançamentos do Cancioneiro Humberto Teixeira será no dia 22 (Dia da Música), às 19 horas, na livraria Argumento, rua Dias Ferreira, 417 – Leblon , Rio de Janeiro (RJ), telefone: (21) 2239- 5294), e no dia 24, às 20 horas no Centro Cultural Banco do Nordeste, rua Floriano Peixoto, 941 – Centro, em Fortaleza (CE), telefone: (85) 3464-3108). Cancioneiro Humberto Teixeira, é uma edição de luxo com luva de polipropileno, com formato 23 x 30,5 cm, biografia e 188 páginas, partituras 176 páginas, pelo preço de R$ 176,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira