Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2009 - 06:44

Pesquisa aponta prioridade de investimentos em TI para 2010

29% das empresas pretendem aumentar entre 10% e 25% os investimentos na área.

As previsões de investimentos na área de TI para 2010 estão mais otimistas do que em 2009. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa encomendada pela Impacta Tecnologia, maior centro de treinamento e certificação em TI da América Latina, à MBI Mayer&Bunge Informática, empresa focada na geração de informações sobre o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC).

Durante a primeira quinzena de outubro deste ano foram ouvidas 151 empresas de grande e médio porte, com equipes de TI internas ou que são prestadoras de serviços de informática. O estudo traz a percepção dessas organizações sobre os benefícios da TI, prioridades para 2010, orçamento dedicado ao setor e novos projetos.

Foram atribuídas notas de zero a 10 sobre a importância dos recursos da TI nos negócios da empresa. "Ganho de eficiência nos processos internos", foi o item mais citado com nota de 8,4, seguido dos itens "Cumprimento de regulamentos" e "Melhoria no desempenho geral da empresa", ambos com média de 8,2. "Inovação nos produtos e/ou serviços" vem na seqüência com avaliação de 8,1.

Ainda por meio de notas de zero a 10 foram abordados os benefícios que a TI proporciona aos negócios. "Velocidade de operação", com 8,3, e "Confiabilidade/segurança nas operações", com 8, foram os itens campeões. "Redução de custos operacionais" vem logo na seqüência, com avaliação de 7,6.

Com relação ao emprego dos orçamentos de TI em 2010 em novos projetos, a pesquisa aponta que 25,2% dos gastos deverão ser destinados a implementar novas aplicações para enfrentar a concorrência do mercado. A integração de sistemas deverá consumir 22,9% dos orçamentos, e investimentos em segurança englobarão outros 21,3% do orçamento. 19,3% dos gastos da TI serão destinados à migração de tecnologia legada para outras plataformas.

Com notas de zero a 10, os entrevistados mostraram qual é a prioridade referente aos recursos humanos da TI: "treinar os profissionais" recebeu nota de 6,9 e foi o item mais considerado. Recrutar profissionais de alta capacitação e terceirização de mão de obra receberam nota 6 e 4,8, respectivamente.

A pesquisa levantou ainda qual a expectativa de investimentos da área de TI para 2010 em comparação a 2009. 29% das empresas pesquisadas pretendem aumentar entre 10% e 25% os investimentos na área. 16,6% delas investirão entre 5% e 10%, e 12,6% disseram querer crescer entre 25% e 50%. Em contrapartida, 15,9% das empresas manterão os investimentos estáveis.

"Embora a maioria das respostas se concentre nas faixas menores de previsão de crescimento, existe um otimismo generalizado de aumento dos investimentos em relação a 2009, o que indica que os efeitos da crise financeira mundial ficaram para trás", comenta Célio Antunes, presidente do Grupo Educacional Impacta Tecnologia.

Considerando o faturamento total das companhias, foi questionado qual o percentual destinado a investimentos em TI. A maioria das empresas (26,5%) respondeu que destinam de 2% a 4% do faturamento para a área. 10,6%, de 4% a 8%, e apenas 16% das empresas separam 16% ou mais do faturamento para investimentos em TI.

Por último, o levantamento abordou como essas companhias distribuem o orçamento de TI dentro da empresa. Investimento em profissionais próprios consome 30,7% dos gastos, 26,6% é destinado a contratos de manutenção de hardware, software e telecomunicações, 23,2% é dirigido para pessoal terceirizado e 19,5% vão para novos projetos.

Impacta Tecnologia - O Grupo Educacional Impacta Tecnologia é composto por três grandes divisões: Educação Continuada Impacta Tecnologia, especializada em treinamentos e certificações na área de T.I. e Design, Educação Acadêmica, formada pela FIT - Faculdade Impacta Tecnologia e Colégio Impacta de Tecnologia da Informação, e Editora Impacta, especializada em desenvolver materiais didáticos para o Grupo.

A divisão Impacta Educação Continuada ministra mais de 300 treinamentos nas áreas de Redes, Design, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Aplicações e Office. A divisão Impacta Educação Acadêmica conta com cursos de Graduação, Pós-graduação, extensão, MBA, nas áreas de T.I., Gestão e Design, além de três cursos técnicos em Mecatrônica, Informática Industrial e Telecomunicações. A Divisão Editora Impacta, já desenvolveu mais de 300 materiais didáticos nas áreas de TI, Gestão e Design.

Mais de 25.000 empresas nacionais e internacionais são clientes do Grupo Impacta, que em mais de 20 anos de história já capacitou mais de 300.000 alunos.

A empresa está instalada em três unidades na cidade de São Paulo, na Av. Paulista, 1009, na Rua Árabe, 71, próxima ao metrô Santa Cruz e na Rua Luis Coelho, 223, próxima ao metrô Consolação. Entre seus parceiros estão empresas como Adobe, Microsoft, Prometric, Corel, Autodesk, Oracle, SAP, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira