Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2009 - 06:46

BNDES aprova financiamento de R$ 449 milhões para construção de siderúrgica em Minas Gerais

Implantação da unidade da VSB vai gerar 7 mil postos de trabalho e, após entrada em operação, 1.500 empregos diretos .

A diretoria do BNDES aprovou financiamento à empresa Vallourec e Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) no valor de R$ 449 milhões. Os recursos são destinados à implantação de usina siderúrgica em Jeceaba (MG), para a produção anual de 1 milhão de toneladas de aço em forma de barras e para laminação de 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura.

O início das atividades da usina está previsto para meados de 2010, com a entrada em operação da sua unidade de laminação. No auge das obras serão gerados cerca de 7 mil postos de trabalho. Durante a fase de operação, o complexo irá gerar aproximadamente 1.500 empregos diretos.

O complexo Siderúrgico de Jeceaba busca atender ao futuro crescimento de demanda pelos produtos tubulares de alta qualidade para a indústria de petróleo e gás, complementando o mix de produtos de aço das suas controladoras e reforçando a parceria estratégica entre os grupos Vallourec e Sumitomo.

Jeceaba fica a cerca de 130 km de Belo Horizonte, e foi concebida como um distrito industrial para abrigar uma usina siderúrgica e uma rede de fornecedores de médio e pequeno portes. A localidade dispõe de bom fornecimento de eletricidade e gás e fica próxima à rede ferroviária, facilitando a exportação dos produtos do complexo através do Porto de Itaguaí. A implantação do empreendimento está prevista para ocorrer ao longo de aproximadamente 30 meses, com previsão de encerramento no primeiro semestre de 2011.

Suas instalações foram projetadas de modo a minimizar a geração de emissões de gases, efluentes líquidos e resíduos e 95% da água utilizada no processo será reaproveitada. A produção do ferro gusa será feita à base de carvão vegetal, grande parte proveniente das florestas de eucalipto plantadas pela V&M Florestal. Tendo em vista o longo ciclo de crescimento dos eucaliptos (7 anos), a VSB utilizará inicialmente o carvão mineral em seus alto-fornos.

A Vallourec e Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) foi fundada em 19/01/2007, como resultado de uma joint venture celebrada entre os grupos Vallourec e Sumitomo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira