Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2009 - 06:55

Alunos de Design do Produto da MAUÁ são premiados pela empresa MABE

Concurso desafiou alunos a criar novas formas para a linha de refrigeradores da marca.

Após meses enfrentando o desafio de desenvolver um projeto para seu primeiro cliente real, os alunos do 6º semestre do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia tiveram seus esforços reconhecidos na noite de terça-feira (15), durante a entrega do Prêmio MABE. Originado de uma parceria entre a instituição e essa indústria de eletrodomésticos, o concurso buscou estimular a criatividade dos alunos, propondo o desenvolvimento de um projeto de design para refrigeradores duplex das marcas MABE e GE.

Como reconhecimento pela inovação e funcionalidade de seus projetos, os alunos receberam seus prêmios das mãos do reitor da Mauá, professor Otávio de Mattos Silvares e do diretor da marca no Brasil, Mauro Correia. Durante o evento, o diretor da MABE reafirmou a intenção da empresa em manter a parceria com a Mauá. “Essa interatividade com a universidade permite que os estudantes tenham uma visão real do que a indústria vive e procura. Por outro lado, a empresa tem a oportunidade de reciclar ideias e melhorar seus processos de inovação”, definiu o executivo.

Pela originalidade e criatividade de sua criação, os alunos Murilo Gonçalves Gomes e Guilherme Rodrigues de Carvalho foram os vencedores da noite e cada um recebeu o prêmio concedido pela MABE: um notebook. “Partimos da tradição e força que a marca sempre teve, para renová-la em um design que resgatasse essa identidade, com inovação e tecnologia”, explicou Murilo Gomes. Os dois também estão entre os dez finalistas de outro concurso na área, que terá os vencedores anunciados no começo de 2010.

Em segundo lugar ficou a dupla Diego Ascangni Sestari e Diego Alfaro, que se apoiou em uma detalhada pesquisa de opinião com consumidores e público-alvo dos produtos para elaborar um projeto que tivesse elementos futuristas, com apelo ecológico e inovador. Em terceiro lugar ficou o aluno Silton Marcel Paternezi e, na quarta colocação, os estudantes Natália Fernandes e Bruno de Oliveira. Os alunos classificados do segundo ao quarto lugares foram premiados com um Ipod Touch.

Ao todo foram inscritos 19 projetos. Destes, 13 ficarão expostos até o próximo dia 23 de dezembro no hall da Biblioteca no campus da Mauá em São Caetano do Sul, para visitação. Além deles, poderão ser apreciados pelos visitantes os mock-ups dos três primeiros colocados, desenvolvidos pela MABE, e expostos no local durante este período.

Segundo o professor da Mauá e responsável pela efetivação da parceria com a indústria, Marcos Batista, a noite da premiação foi memorável, pois finalizou com chave de ouro esse primeiro contato dos estudantes com um cliente real. “Os alunos tiveram a oportunidade de participar de todas as etapas para o desenvolvimento de uma criação, desde o recebimento do briefing até as visitações na fábrica da empresa”, explica. A indústria de eletrodomésticos também acompanhou de perto o desenvolvimento dos projetos e forneceu todos os subsídios necessários para que eles pudessem atuar da forma mais criativa possível, mantendo a viabilidade técnica e comercial.

Para a coordenadora do curso de Design do Produto, professora Cláudia Facca, a escolha da Mauá, dentre tantas outras instituições, para a efetivação dessa cooperação significa um dos maiores reconhecimentos que um curso, ainda relativamente novo, pode receber. O professor Marcos Batista, que acompanhou de perto todo o processo, acredita que a parceria foi importante também para a indústria de eletrodomésticos, porque além de promover o contato com uma nova geração de designers, os conceitos surgidos nos projetos dos alunos podem ser aproveitados em linhas futuras de refrigeradores da empresa.

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira