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23/12/2009 - 07:17

Classe DE puxa crescimento do volume de consumo de bens não duráveis no terceiro trimestre de 2009

A cesta de alimentos foi a que mais cresceu em volume médio,13,8% no terceiro trimestre de 2009, ante ao mesmo período de 2008.

O consumo de bens não duráveis cresceu 9,7% em volume médio no terceiro trimestre de 2009 no comparativo com igual período de 2008. A classe DE foi a campeã de consumo, com expansão de 16,8%. A classe C registrou um aumento de 7,7% no volume médio de compras, enquanto AB aumentou o consumo em 5,2%.

Os dados constam de estudo da LatinPanel, maior empresa de pesquisa de consumo domiciliar da América Latina, que capta semanalmente os dados de consumo em 8,2 mil domicílios brasileiros. A amostra avalia a performance de mais de 70 categorias e representa 91% do potencial de consumo domiciliar do país.

O Gasto Médio pelas famílias com as cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza cresceu 10,7% no terceiro trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. A classe DE puxou a expansão, com 14,3% de aumento de gastos. O segundo maior crescimento se deu na classe AB (9%). Seguida pela classe C (8,4%).

A categoria de alimentos, com um aumento em volume médio de 13,8% no terceiro trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008, foi a principal responsável pelo crescimento do consumo de bens não duráveis. Limpeza ficou logo em seguida, com ascensão de 9,2%, e bebidas em terceiro, com 6,2%. A cesta de higiene e beleza cresce porém em menor patamar, com 3,1%.

Segundo Christine Pereira, diretora comercial da LatinPanel, a queda dos preços no terceiro trimestre de 2009 foi o fator principal que contribuiu para o aumento do consumo de bens não duráveis no país neste período. “No ano passado, o brasileiro diminuiu o ritmo das compras por conta da inflação. Agora, isso não ocorreu e, por conseqüência, os gastos dos domicílios cresceram”.

As categorias que mais se destacaram em aumento de volume médio no terceiro trimestre de 2009 foram Pães (36%), Iogurte (10%), Desodorante, Água Sanitária e Leite Fermentado (8%), margarina, biscoito, salgadinhos e Detergente em Pó (7%). Apenas 3 categorias caíram em volume e volume médio, impactadas principalmente pelo aumento do preço, são elas: manteiga, polpa+purê e absorvente higiênico.

O número de categorias presentes no carrinho de compras dos brasileiros também cresceu, saltando de 17 itens no terceiro trimestre de 2008 para 22 no mesmo período deste ano. Destaque para a classe C, que saltou de 19 para 23, incluindo Iogurte, Cleaners, Salgadinhos e Massa Instantânea em seu dia-a-dia de consumo, e para a população de baixa renda (DE), que saltou de 15 produtos para 18, incluindo em sua cesta água sanitária, detergente líquido e massa instantânea. As classes AB permaneceram estáveis.

Consolidado do ano- No consolidado do ano (janeiro a setembro de 2009), o consumo de bens não duráveis cresceu 10,8% em volume médio em relação ao mesmo período de 2008, mais uma vez puxado pelas classes DE, que registraram expansão de17% no volume médio comprado. A classe C ficou em segundo lugar, com aumento de 9%, e AB, com 7%.

No quesito gasto médio, a baixa renda também foi a que apresentou o maior aumento de dispêndio no consolidado do ano. Este estrato gastou 18% mais com bens não duráveis de janeiro a setembro frente a igual período ano anterior. A classe ABC registrou um acréscimo de 13%.

A cesta de alimentos também viu no consolidado do ano um aumento de consumo em volume médio de 15%, em relação ao mesmo período de 2008. Limpeza ficou na segunda colocação com 12% e bebida com 7,5% de crescimento. Por último, Higiene e limpeza com 5,5%.

Na análise por gasto médio há uma inversão. As cestas de higiene e beleza registraram um aumento de 12% entre janeiro e setembro de 2009, ante o mesmo período de 2008. Limpeza assistiu a um crescimento de 8%, bebidas 5,6% e alimentos ficou em último lugar, com 3,6%.

As categorias que mais cresceram em volume médio no consolidado de 2009 foram Pães (31%), Iogurte (21%), Molhos (15%), Leite Aromatizado (13%), Detergente em Pó e Salgadinhos (12%). As maiores quedas ficaram com apenas 2 categorias em volume e volume médio, puxadas pelo preço médio com as variações polpa e purê (-12%), Suco concentrado (-14%).

O número de categorias no carrinho dos brasileiros aumentou de 35 para 37 no consolidado de 2009, ante o mesmo período de 2008. Destaque para a cesta dos consumidores de baixa renda (DE), que subiu de 30 produtos para 34, integrando à suas compras amaciante, leite condensado, cereal tradicional e maionese. As classes AB e C ficaram estáveis.

Perfil - A LatinPanel é a maior empresa de Painel de Consumidores da América Latina e a única organização com informações de 15 países e cobertura de 96% do PIB da região. A empresa acompanha a evolução de mais de 91 categorias nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica e telecomunicações, além de realizar estudos e análises especiais para outros segmentos da economia. No Brasil, acompanha semanalmente o consumo de 8,2 mil domicílios, o que representa 81% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do País.

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