Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2009 - 07:36

Merial cresce 12,7%; receita atinge R$ 300 milhões

A Merial Saúde Animal cresce 12,7% em 2009 e atinge faturamento de R$ 300 milhões. Todos os negócios da empresa, envolvendo ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos), aves, suínos, equinos e pequenos animais, evoluíram mais de dois dígitos. “O mercado de produtos para saúde animal como um todo depende basicamente do poder de compra dos produtores e dos proprietários de pets. E 2009 foi um ano muito complexo em termos de geração de renda para os nossos clientes”, ressalta Alfredo Ihde, presidente da Merial para o Cone Sul.

Lançamentos de produtos, ações de impacto focadas nos clientes e estratégias de comunicação e marketing, que se mostraram eficazes, foram as ferramentas utilizadas pela Merial para vencer as adversidades de um ano difícil, com altos e baixos e impactos no negócio dos parceiros comerciais da empresa. “As exportações de carnes caíram por conta da redução de compra dos clientes tradicionais e do fortalecimento do real frente ao dólar. Com isso, a produção teve de ser ajustada e o mercado interno ficou superabastecido, com preços estagnados. Mais do que nunca, tivemos de ser criativos e levar soluções positivas e de impacto nos negócios para os clientes”, informa Alfredo Ihde.

Na área de Ruminantes, a Merial focou o seu trabalho em prestação de serviços para aumento da produtividade dos pecuaristas. O resultado foi tão bom que após cinco anos em segundo lugar, a empresa assumiu a liderança em vendas de produtos para a pecuária com 14,8% de participação, segundo levantamento da consultoria Kleffmann. Essa estratégia também fortaleceu a linha Ivomec, especialmente Ivomec Gold, o endectocida de longa ação mais vendido do mercado veterinário brasileiro. O programa Igenity, de marcadores moleculares, também apresentou excepcional crescimento, sendo uma ferramenta genética e produtiva cada vez mais utilizada pelos criadores.

Em 2009, a Merial fortaleceu seu portifólio avícola com a vacina Gallimune 4 (contra bronquite infecciosa, pneumovirose, newcastle e gumboro), que em apenas seis meses já representa cerca de 40% do segmento, e ampliou a participação das vacinas Vaxxitek (gumboro e marek no incubatório) e Nemovac (pneumovírus). Como ações de impacto, foram realizados workshops técnicos com o dr. Pedro Villegas (EUA) e importados as primeiras vacinadoras in ovo, já repassadas a clientes importantes. No fechamento do ano, os negócios com avicultura evoluíram 9,5%.

O segmento pet não teve lançamentos, mas desenvolveu fortes campanhas de comunicação e serviços aos clientes finais, reforçando as marcas – especialmente o líder Frontline (contra pulgas e carrapatos), além das vacinas (Recombitek e Previcox) e produtos terapêuticos. Essa estratégia foi decisiva para o crescimento de 13% dos negócios para cães e gatos em 2009.

As vendas de vacinas contra aftosa da Merial também cresceram substancialmente. Em que pese a decisão de alguns estados de imunizarem seus rebanhos apenas uma vez, o que contribuiu decisivamente para a redução das vendas totais de vacina antiaftosa no ano, a Merial comercializou 12% a mais.

“Mais do que nunca foi preciso ser muito criativo e focado no atendimento das necessidades dos clientes para enfrentar e vencer as adversidades de 2009. A Merial foi competente e encerra o ano motivada a continuar evoluindo em 2010”, ressalta o presidente Alfredo Ihde.

US$ 5 milhões de investimentos em 2010 – Alfredo Ihde espera crescimento moderado do mercado veterinário em 2010. A Merial programa lançamentos de produtos para bovinos (antimastíticos e endectocida pour on para vacas leiteiras), duas vacinas avícolas (contra salmonela) e investimentos contínuos no complexo industrial de Paulínia (SP), especialmente nas unidades de fabricação das vacinas contra aftosa e raiva e nas linhas de embalagem de produtos injetáveis e em pasta. Atenta às novas exigências globais, a empresa também volta sua atenção para a otimização do consumo de energia do complexo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira