Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2009 - 16:16

ESET alerta sobre vírus para Iphone

De acordo com a empresa, os usuários do software Jailbreak para Iphone tornam-se vulneráveis a ameaças de malware e worms

A ESET, empresa especializada em ferramentas de segurança para computadores e celulares, alerta os usuários do software Jailbreak, que permite usar aplicações de terceiros, tornam-se vulneráveis à ocorrência de um novo malware que afeta especialmente Iphones e alguns outros modelos de smartphones.

De acordo com os técnicos da ESET, a vulnerabilidade foi identificada nos celulares que utilizam o Jailbreak permitindo que abrisse caminho até as ameaças pelo protocolo SSH (Secure Shell). A primeira delas tinha o objetivo de alterar o fundo de tela cobrando em seguida um pagamento pelo restabelecimento da imagem. Em outra situação, um worm foi capaz de modificar o fundo de tela dos celulares, dessa vez de caráter inofensivo.

Outra ameaça era capaz de roubar informações críticas dos sistemas operacionais. Essa última foi considerada o código mais nocivo entre os três mencionados, uma vez que os usuários infectados ignoravam que seus times profissionais poderiam estar comprometendo suas informações com a contaminação. Ainda não se sabe quantos foram infectados pelas ameaças.

“A sucessão de ataques para Iphone reforça a aumento dos malware para plataformas móveis. Nenhuma plataforma está isenta dessas ameaças e todo software é possível de conter alguma vulnerabilidade que pode ser explorada por um código malicioso. Mas o nível de profissionalização dos malware para celular tem aumentado diariamente e questões como essa do Iphone comprovam os riscos”, comenta Camillo Di Jorge, executivo responsável pela ESET Brasil.

O código malicioso para Iphone foi desenvolvido em linguagem Phyton e roda também em sistemas operacionais baseados em Unix, Linux, PC e Mac. Pode funcionar ainda em sistemas operacionais Microsoft, desde que tenha algumas modificações leves.

Como se prevenir - Tanto o malware multiplataforma como o criado para dispositivos móveis continuarão surgindo cada vez com maior freqüência. Para minimizar a exposição dos usuários às vulnerabilidades, a ESET lista algumas recomendações:

· Instalar um software antivírus com capacidade de detecção proativa contra as novas e desconhecidas ameaças, como o ESET NOD 32.

· Atualizar sempre o sistema operacional e as aplicações de qualquer plataforma de escritório ou celular com as mais recentes versões disponíveis.

· Evitar a instalação de aplicações de terceiros que alterem o sistema operacional e de procedência duvidosa.

· Trocar as senhas dos e assegurar que todos os acessos estejam protegidos por senhas fortes, não sendo possível advinhá-las.

Perfil da ESET - Fundada em 1992, a ESET é uma companhia global de soluções de software de segurança que provê proteção de ultima geração contra ameaças eletrônicas. A matriz da empresa está localizada na Bratislava (Eslováquia), contando com escritórios de coordenação global em San Diego (Califórnia, EUA), Londres (Reino Unido), Praga (Republica Checa), Cracóvia (Polônia) e Buenos Aires (Argentina).

Além de seu produto carro-chefe, o antivírus ESET NOD32, desde 2007 a companhia oferece a solução ESET Smart Security, que integra a premiada proteção proativa do NOD32 com um firewall e um anti-spam. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos um maior retorno do investimento (ROI) do mercado, como resultado de uma alta taxa de produtividade, velocidade e mínima utilização de recursos.

O trabalho da ESET com corporações como Canon, Dell, Bridgestone e Microsoft permitiu à empresa entrar no ranking Deloitte Technology Fast 500 - região Europa, Oriente Médio e África, por cinco anos consecutivos.

A ESET conta também com um grande histórico de reconhecimento de laboratórios prestigiados no mercado: a solução ESET NOD32 conquistou mais prêmios de Virus Bulletin que nenhum outro antivirus, detectando consistentemente todas as amostras ativas (in-the-Wild) sem gerar falsos positivos.

Desde 2004, a ESET atua na América Latina, a partir de Buenos Aires (Argentina), onde dispõe de uma equipe de profissionais capacitados para responder às demandas do mercado de forma concisa e imediata, além de um laboratório de pesquisas focado na descoberta proativa de varias ameaças.

A importância de complementar a proteção oferecida pela tecnologia líder na detecção proativa de ameaças com uma navegação e o uso consciente da equipe, junto com o interesse de fomentar a conscientização dos usuários sobre a necessidade de segurança, tornam as campanhas educativas o pilar da identidade corporativa da ESET. | www.eset.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira