Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2009 - 06:08

Mudanças nas empresas pós-crise exigem novo currículo nas escolas

Trevisan reformula seus cursos para formar o profissional que o mercado busca.

O mundo pós-crise está mais competitivo e exigente. Para atender às expectativas das empresas, o profissional moderno deve ser um bom gestor de crises, atento às oportunidades e resistente às turbulências.

O desencadeamento da maior crise econômica pós-1929 não afetou a economia brasileira com o mesmo poder devastador observado em outros países. Mas, num mundo globalizado, seria quase impossível permanecer incólume: ainda que de maneira controlada, o mercado brasileiro ressentiu-se com os efeitos negativos da fuga de capitais, da retração de crédito e da diminuição da demanda mundial por bens e mercadorias.

Foi justamente nesse ambiente hostil que várias empresas brasileiras descobriram caminhos para crescer, explorar novos nichos e aprimorar seus modelos de gestão e atuação. E, nos bastidores das histórias de sucesso, um personagem se destacou: o executivo arrojado e autoconfiante, que não teme as turbulências e usa suas aptidões para transformar desafios em oportunidades.

Passada a fase mais nefasta da crise, da qual o Brasil saiu fortalecido e prestigiado, chega o momento de aproveitar e aprimorar tudo o que aprendemos durante a turbulência.

Hoje as empresas não podem pensar e agir sobre as mesmas bases do período anterior a crise. Mesmo no Brasil, onde a crise não teve um impacto tão forte, a questão deve ser: o que fazer nesta pós-crise? As Escolas de Negócios, cujo ação é muito próxima do mundo corporativo, também devem fazer a mesma pergunta.

Estas escolas estarão sujeitas a duas circunstâncias profundamente ligadas entre si. Primeiro, um aumento da demanda por treinamento e capacitação. “As empresas mais do que nunca precisarão de profissionais treinados e principalmente capazes de analisar novos e complexos cenários”, comenta Olavo Henrique Furtado, coordenador de pós-graduação e MBAs da Trevisan Escola de Negócios. Por outro lado, estas escolas não poderão apresentar as “antigas receitas” de antes da crise. “Pelo contrário, o mundo corporativo quer e precisará de novas ideias e, o mais importante, antecipando problemas e propondo soluções”.

A Trevisan Escola de Negócios, que tem o compromisso de formar os profissionais mais competentes e melhor preparados para atender às demandas do mercado, além de oferecer novos cursos também efetuou mudanças em seus programas de pós-graduação e MBAs. As novidades começam a valer em 2010.

Dos MBAs até os cursos de especialização lato sensu, o objetivo é responder as novas exigências com novas idéias e criar novos executivos. “Um ciclo de inovação”, segundo o Coordenador. Um exemplo desta nova fase é a criação do curso de pós-graduação Business First Class – que será dividido em quatro módulos (Business Competence, Business Ability, Business Immersion e Business Myself). Com ele o estudante terá acesso a uma visão realista e objetiva do mundo corporativo e do dia-a-dia das empresas, e poderá trabalhar suas próprias aptidões de modo a atender, com muito mais sucesso, a essas novas demandas. “No Fórum Econômico Mundial, realizado em 2008, ficou claro a necessidade de uma relação mais próxima entre empresas e escolas de negócios. Este curso é uma resposta direta a esta nova demanda”, diz Furtado.

A Trevisan - Criada em 1999 por Antoninho Marmo Trevisan, um dos mais importantes empresários do País nas áreas de auditoria e consultoria, a Trevisan Escola de Negócios está enraizada no ambiente corporativo. A faculdade faz parte do seleto Top 50 de instituições privadas de ensino superior consideradas de excelência pelo primeiro ranking oficial do Ministério da Educação (MEC), de um total de 1.662 instituições deste tipo avaliadas no Brasil pelo Índice Geral de Cursos (IGC).

Além disso, o MEC mostrou, através dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2006), que a Trevisan Escola de Negócios obteve conceito máximo (nota 5) no índice que avalia o desempenho dos alunos. O conceito referiu-se ao curso de Ciências Contábeis. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo MEC, os cursos de Marketing e Administração da Trevisan obtiveram conceito 4, ficando entre os melhores do Brasil.

A Trevisan Escola de Negócios também oferece cursos de MBAs e educação executiva no interior de São Paulo, em Ribeirão Bonito (localizada a 270 km da capital paulista). Esta unidade própria da Trevisan, que teve início das suas atividades em 2007, surgiu a partir de tendência verificada entre algumas das melhores escolas de negócios do mundo: Tuck School of Business, Standford University e INSEAD.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira