Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2009 - 06:08

BNDESPAR subscreverá até US$ 2 bilhões de debêntures da JBS

Apoio contribuirá para criação do maior grupo do mundo no setor, a operação ampliará a internacionalização da JBS, e a empresa aderiu à Resolução 1.854/2009 do BNDES que estabelece as diretrizes para implantação das melhores práticas socioambientais.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, via BNDESPAR, participará com o equivalente a até US$ 2 bilhões na emissão de debêntures da JBS, que viabilizará a compra de 64% da Pilgrim´s Pride Corporation (“Pilgrim´s”), uma das maiores processadoras de frango do mundo, com presença nos Estados Unidos, México e Porto Rico, e reforçará a estrutura de capital da JBS, possibilitando que o grupo venha a se tornar o maior do mundo no processamento de proteínas animais, o que inclui a incorporação da Bertin S.A. (“Bertin”), conforme já divulgado ao mercado pela JBS.

Com a aquisição da Pilgrim’s e a incorporação da Bertin, a companhia assumirá a liderança nos principais mercados produtores e consumidores, possibilitando a captura de ganhos de escala e avanços na cadeia de distribuição, com agregação de margem e valor. Um dos fatores determinantes para a tomada da decisão pelo BNDES foi a adesão da JBS à Resolução 1.854/2009, que vincula a JBS às melhores práticas socioambientais na sua atuação junto à cadeia de fornecedores do setor de bovinos no país.

O investimento da BNDESPAR está em linha com a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), na qual o BNDES figura como importante ferramenta de execução. Criada pelo governo federal, a PDP visa contribuir para aumentar a competitividade da indústria brasileira, definindo como estratégia de desenvolvimento de empresas para o setor de proteínas a liderança mundial, a conquista de mercados e a ampliação de acesso.

Operação – A BNDESPAR dará garantia firme para a subscrição de 100% de debêntures a serem emitidas pela JBS, permutáveis em certificados de recibos de ações (BDR) da JBS USA ou, alternativamente, conversíveis em ações da JBS caso a JBS USA não promova a abertura do seu capital, conforme definido no Fato Relevante publicado pela Companhia nesta data. A abertura de capital da JBS USA deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2010.

Os acionistas da JBS terão direito de preferência para a subscrição das debêntures, nas proporções de suas participações, e os recursos serão integralmente utilizados pela JBS no aumento de capital da JBS USA.

O preço da permuta das debêntures por BDR’s representativos de ações da JBS USA será definido pelo preço da ação da JBS USA no evento da abertura de capital. A permuta da totalidade das debêntures representará para os debenturistas uma participação entre 20% e 25% do capital da JBS USA.

A capitalização da JBS demonstra o esforço do BNDES no apoio à internacionalização de empresas de capital nacional. A aquisição da Pilgrim’s permitirá à JBS aumentar sua diversificação em proteínas, por meio da industrialização e comercialização de frangos e seus derivados nos Estados Unidos. A Pilgrim’s é uma das líderes do setor nos EUA, com marcas já estabelecidas e tradicionais.

Por sua vez, a incorporação da Bertin favorece o aumento da ocupação da capacidade de abate ainda ociosa nos frigoríficos no Brasil, contribuindo para a geração de empregos no país.

A associação permitirá a consolidação da JBS como maior exportadora de carne bovina do mundo, além de se tornar uma das maiores processadoras mundiais de couros. Possibilitará, ainda, a entrada da JBS no setor de lácteos via Vigor e Leco, controladas pela Bertin.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira