Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2009 - 06:12

Prioritária prevenção da obesidade e do diabetes

É preocupante o fato de que o brasileiro está mais obeso e propenso ao Diabetes mellitus, cuja recorrência como causa de morte também cresce muito no País. O dado consta do estudo “Saúde Brasil 2008”, recém-divulgado pelo Governo Federal, que tem a contrapartida de uma ótima notícia: “Há redução expressiva na subnutrição, especialmente na população infantil”.

Assim, é fundamental amplo processo de educação e ações preventivas para melhorar os hábitos alimentares, reduzindo a incidência de obesidade. Esta já é um problema de saúde pública, pois é causa de várias doenças, principalmente cardiovasculares. O excesso de peso também é um dos principais responsáveis pelo diabetes tipo 2 (este é responsável por cerca de 95% dos casos de diabetes. Em geral, começa na vida adulta e após os 40 anos de idade).

Para os moradores de cidades de maior porte, os cuidados com alimentação devem ser triplicados. Afinal, a maioria das pessoas trabalha longe de casa e, portanto, almoça diariamente em lanchonetes e restaurantes, não tendo quaisquer controles sobre os ingredientes e equilíbrio nutricional dos pratos. A vida corrida também induz ao consumo, inclusive em casa, de produtos industrializados ou semiprontos, de preparo mais fácil. Não se trata, absolutamente, de não os utilizar ou de evitar refeições fora do lar. É necessário, porém, comer tudo com a devida moderação, buscando equilibrar a dieta e, no âmbito doméstico, preparar refeições com menores teores de gorduras, açúcar e sal.

A dificuldade de alimentação saudável dos habitantes das grandes cidades está expressa no estudo do Ministério da Saúde: 43,3% dos habitantes com mais de 18 anos das capitais estão acima do peso ideal. O índice precisa ser reduzido, pois indica a continuidade da curva ascendente do diabetes e outras doenças. Considerando a premência da prevenção, o Conselho Regional de Nutricionistas — 3ª Região dará continuidade, em 2010, às campanhas que realizou este ano em São Paulo, como “Prevenção à Obesidade”, “Dia Mundial da Alimentação” (16 de outubro), “Dia do Nutricionista” (31 de agosto) e orientação aos frequentadores de feiras livres, mostrando-lhes como aproveitar frutas, verduras e legumes da época e como preparar receitas adequadas. Conscientizar a população é fundamental!

. Por: Olga Maria Silverio Amancio, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) - 3ª Região - São Paulo/Mato Grosso do Sul. Livre-docente na área de Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo, na qual é professora da disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira