Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/12/2009 - 08:12

OGX : indícios de petróleo no poço OGX-3, na Bacia de Campos

Coluna de hidrocarbonetos superior a 180 metros e net pay em torno de 50 metros, anuncia a empresa do Grupo EBX do empresário Eike Batista.

Rio de Janeiro - A OGX Petróleo e Gás Participações S.A., maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, comunica ao mercado que foram identificados intervalos de hidrocarbonetos em reservatórios das idades aptiana e barremiana, no poço 1-OGX-3-RJS, localizado no bloco BM-C-41, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.

De acordo com o comunicado da OGX, foi identificada uma coluna com hidrocarbonetos superior a 180 metros com net pay ao redor de 50 metros em reservatórios carbonáticos das seções aptiana e barremiana. O poço OGX-3 encontra-se em sua fase final de perfuração, que vai até a profundidade total estimada em 4.000 metros.

Esta é a segunda descoberta no poço OGX-3, tendo a primeira sido feita em reservatórios carbonáticos da seção albiana. Nos próximos dias, será iniciado um teste de formação que visa verificar as características dos reservatórios carbonáticos em condições dinâmicas.

"A descoberta de hidrocarbonetos também nas seções mais profundas do OGX-3 evidencia o acerto da estratégia exploratória utilizada nesta área, que vem apresentando todos os elementos para converter-se em um importante pólo produtor de petróleo", comentou Paulo Mendonça, diretor geral da OGX. "Tendo em vista as excelentes descobertas que fizemos nos reservatórios carbonáticos da parte sul da Bacia de Campos, decidimos realizar um teste de formação com o intuito de estabelecer importantes parâmetros para futuros projetos de produção na região", adicionou Mendonça.

O poço OGX-3, localizado no bloco BM-C-41, se situa a aproximadamente 83 km da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d'água é de aproximadamente 130 metros. A sonda Sea Explorer, fornecida pela Pride International, iniciou as atividades de perfuração no poço OGX-3 no dia 16 de novembro de 2009 e continuará no local até o fim do teste de formação.

Oportunamente, a OGX informa o início das perfurações dos prospectos Kilawea e Krakatoa, respectivamente através dos poços 1-OGX-4-RJS no bloco BM-C-42 e 1-OGX-5-RJS no bloco BM-C-43. Estas perfurações estão sendo realizadas, respectivamente, pelas sondas Ocean Quest e Ocean Ambassador e estima-se 60 dias para a conclusão de ambas.

No dia 22 de dezembro, a OGX afirmou ter encontrado no poço OGX-2A, conhecido como Pipeline, um volume total recuperável entre 1 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). O anúncio foi feito após a finalização da perfuração no poço, situado no bloco BM-C-41, em águas rasas da bacia de Campos.

Perfil da OGX - Focada na exploração e produção de óleo e gás natural no Brasil, a OGX Petróleo e Gás SA, criada em 2007, é a maior companhia privada brasileira no setor de óleo e gás em termos de área marítima de exploração, com aproximadamente 7.000 km², além de cerca de 21.500 km² em área terrestre.

O poço OGX-3 se situa a aproximadamente 83 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d'água é de aproximadamente 130 metros. A sonda Sea Explorer, fornecida pela Pride International, iniciou as atividades de perfuração no poço no dia 16 de novembro de 2009 e continuará no local até o fim do teste de formação.

A bacia de Campos é a maior região produtora de petróleo no país, com cerca de 80 por cento do total de cerca de dois milhões de barris de petróleo produzidos no Brasil por dia.

A empresa possui um portfólio diversificado e de alto potencial, composto por 29 blocos exploratórios nas Bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba. Além de contar com um time de profissionais altamente qualificados, a OGX possui sólida posição financeira, com cerca de US$ 4 bilhões para investimentos em exploração, produção e novos negócios. A OGX é parte do Grupo EBX, conglomerado industrial fundado e liderado pelo empresário brasileiro Eike Batista, que possui um comprovado histórico de sucesso no desenvolvimento de novos empreendimentos nos setores de recursos naturais e infraestrutura.[Site: www.ogx.com.br/ri].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira