Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/12/2009 - 08:27

Anfacer registra crescimento nas vendas do setor de cerâmica para revestimentos em 2009

Mercado interno consumiu mais de 636 milhões de m2, um crescimento de 5,21% no comparativo com o ano anterior; para 2010 a previsão é crescer 8,47%.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer ) consolidou os números do setor em 2009 e aponta projeções para 2010. Com motivos para comemorar, a associação registrou crescimento de 5,21% nas vendas para o mercado interno, mantendo assim a média dos últimos anos.

Segundo Antonio Carlos Kieling, superintendente da Anfacer, o mercado interno brasileiro foi o verdadeiro responsável pelo crescimento do setor. “Mesmo com um ano irregular nas exportações, o Brasil consumiu mais de 636 milhões de m2, um número expressivo. Com isso, equilibramos a balança e consolidamos mais um ano bom para o setor”, explica Kieling. Para 2010, as projeções são positivas. “A política pública de investimentos em habitação, bem como as inúmeras linhas de crédito disponíveis para a sociedade vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento do mercado de construção civil como um todo. Em 2010, esperamos um crescimento de 8,47% para o setor cerâmico de revestimento”, conclui Kieling.

A prova de que o mercado interno está aquecido é o excelente desempenho da 7ª edição da Expo Revestir, a maior feira de soluções em revestimentos da América Latina, que aconteceu em março de 2009. Considerada a “Fashion Week da Arquitetura e Construção”, a feira contou com visitantes de 65 países, conquistando um público recorde de 45 mil pessoas e gerando um volume de negócios de US$ 145 milhões - 12% a mais que a edição anterior. Para a 8ª edição da feira, que acontecerá de 9 a 12 de março de 2010, Lauro Andrade Filho, diretor do evento, espera um volume de US$ 150 milhões. “O Brasil é visto internacionalmente como a bola da vez para investimentos. Teremos grandes eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada e esperamos alcançar um bom desempenho nos próximos anos”, conclui.

Parte importante da estratégia do setor, o mercado internacional continuará no foco de negócios dos produtores de cerâmicas para revestimento que, mesmo com o atual cenário econômico, continuarão participando ativamente de feiras e missões de negócios. “O Brasil já conquistou um mercado importantíssimo no exterior e, por isso, não podemos deixar de lado esse trade”, diz Kieling. Em 2009, contando com o apoio da APEX – Brasil, os ceramistas brasileiros estiveram em eventos na Argentina, na Espanha, nos Estados Unidos, na Itália e nos Emirados Árabes Unidos. A Anfacer e suas associadas participarão das mais importantes feiras internacionais do setor em 2010 planejam aumentar em 3% suas exportações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira