Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2009 - 07:49

Balanço do mercado de artes plásticas em 2009

O marchand Errol Flynn fala das vendas em 2009, do surgimento de novos talentos e de expectativas para 2010.

Na contramão da crise, as vendas na Errol Flynn Galeria de Arte, atualmente com duas unidades, uma na Savassi, em Belo Horizonte, e a outra no Península Shopping, em Brasília, cresceram cerca de 50% este ano, em comparação com o ano passado. “Somente no segundo semestre de 2009 realizamos 4 leilões em Belo Horizonte, duas noites seguidas em agosto e dezembro. Normalmente esse é o número de leilões que costumamos fazer durante o ano inteiro”, diz o marchand Errol Flynn. Segundo ele, a galeria chegou a vender em leilões 85% das obras presentes (são cerca de 300 à venda em cada edição). Outro evento em destaque na galeria este ano foi o lançamento do livro “Sérgio Telles, a Pintura da Coerência”, onde foram vendidas dezenas de telas do pintor, com preços que variaram entre 5 e 120 mil reais.

O marchand afirma que “foi um ano extremamente positivo para a arte mineira, apesar de termos que lamentar o fechamento de alguns importantes espaços de cultura em Belo Horizonte, como a respeitada e tradicional galeria Gesto Gráfico, da Fátima Pinto Coelho”.

Um dos facilitadores para a propagação das artes plásticas em Minas foi o plano de democratização da arte, lançado há alguns anos pela Errol Flynn, que divide o pagamento em até 12 parcelas sem juros. Esta iniciativa única no Brasil e no mundo, atraiu pessoas que até então não compravam obras de arte, expandindo as possibilidades de vendas e de público comprador.

Além do crescimento nas vendas, a galeria cita ainda um significativo crescimento na qualidade do acervo, com a chegada de obras de artistas importantes como Eduardo Sued, Arcângelo Ianelli, Milton Dacosta e Alberto da Veiga Guignard.

Entre as grandes revelações de artistas mineiros, a galeria cita os pintores Pedro Guedes, e Mauro Ferreira, que hoje mora no Rio de Janeiro, mas que está de mudança para Belo Horizonte, e o escultor Humberto Araújo.

Para 2010, a Errol Flynn tem uma expectativa ainda maior de vendas e prepara o lançamento da segunda edição do livro “Um passeio pela Arte Brasileira”, além de exposição em Brasília com obras dos ex-alunos de Guignard, e uma outra importante exposição ainda guardada à sete chaves.

Errol Flynn Galeria de Arte - Belo Horizonte tornou-se referência nacional no mercado de arte com entrada da Errol Flynn no estado há cerca de 10 anos. A galeria possui o acervo mais diversificado do país e é a maior divulgadora da arte mineira no Brasil, com mais de 50% das obras do acervo de artistas locais. “Temos a maior fusão de estilos, tendências e escolas, com trabalhos variados de acadêmicos, modernistas e contemporâneos”, afirma Errol.

Os destaques da galeria são o já citado plano de democratização da arte, dividindo em até 12 parcelas sem juros e a preocupação com a garantia de autenticidade das obras.

O trabalho inicial de Errol Flynn com as artes se deu como colecionador. Em certo momento, as obras já não cabiam em seu apartamento e ele resolveu abrir a galeria. [ BH Telefone: (31) 3318-3830 | Brasília Telefone: (61) 3034-6111].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira