Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2009 - 08:01

Formando equipes campeãs

Para o sucesso empresarial, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa, na hora certa.

Para atender bem, em algumas datas especiais a equipe normal da loja é insuficiente, sendo necessária uma adequação. Se a contratação de pessoal for realizada sem critérios a equipe ficará apenas "inchada", e em vez de facilitar, dificultará as operações da loja.

Quem não é comprometido com os valores da empresa pode “queimar” lucrativos relacionamentos futuros. Em alguns casos, dependendo de como o consumidor for atendido sairá com má impressão da loja e não voltará mais.

Para os clientes, quem os atende é a empresa, eles não diferenciam vendedores temporários dos permanentes. Nas suas mentes a loja poderá ficar posicionada como sinônimo de mau atendimento.

Diante da necessidade de ampliar o quadro de pessoal, o responsável pela empresa deverá responder questões como: - É possível aumentar a carga horária semanal? - Seria conveniente terceirizar? - Contratar temporários? - O aumento nas vendas será superior às despesas e encargos sociais e trabalhistas com os novos contratados?

Com as novas contratações o empresário tem a oportunidade de encontrar um diamante nas vendas e substituir um vendedor com desempenho deficiente.

É necessário que a empresa encontre a forma mais adequada de recrutamento e seleção, pois uma contratação inadequada poderá gerar um lento sofrimento.

Não existem pessoas erradas, e sim pessoas nas funções erradas.

O primeiro passo para uma boa contratação é definir o perfil do candidato: - A função exige boa aparência? - Percepção? - Empatia? - Simpatia? - Sorriso e boa vontade? - Postura animada, ereta e saudável? - Voz audível, educada, tom simpático, sem gírias? - Maquiagem básica e não carregada? - Bijuterias discretas? - Não fumar nem mascar chicletes na loja?

Fazer / Saber / Ser/ Conviver

Fazer – É a descrição das tarefas a serem realizadas. Seus deveres e obrigações.

Saber - É a formação e a experiência profissional desejada. Em outras palavras é o currículo do candidato.

Ser - São as características pessoais. Dificilmente poderá ser mudado, pois "já vem de fábrica". Procure conhecer um pouco da personalidade do candidato.

Conviver - São as atitudes de convivência que o futuro funcionário deverá ter com relação à empresa, clientes e colegas de trabalho. Deixe claros os valores da empresa e o que deles se espera: - “Quando algum funcionário estiver em dificuldades, ajude-o prontamente”. -“Quando o cliente entrar atenda-o imediatamente”. -“Se estiver ocupado, deixe-o saber que você o percebeu através de um olhar, gesto, palavra... e que irá atendê-lo o mais rápido possível”.

E lembre-se que é necessário um período para adaptação e treinamento dos novos integrantes da equipe.

. Por: Soeli de Oliveira, consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios Ltda. nas áreas de varejo, vendas, Atendimento e motivação – e-mail: [email protected] – Novo Hamburgo – RS.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira